NOTA | MAB denuncia falta de reparação ambiental na Bacia de Paraopeba e Lago Três Marias

Cinco anos após após crime da Vale em Brumadinho, Rio Paraopeba segue contaminado de acordo com estudos divulgados por assessorias técnicas, universidades e institutos de pesquisa

Ria Paraopeba. Foto: Nilmar Lage

“Enquanto as pessoas seguirem expostas à contaminação, não haverá reparação integral.” (Joelisia Feitosa, atingida do município de Juatuba-MG)

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem, por meio desta nota, manifestar a preocupação com a lentidão do processo de reparação socioambiental do território atingido pelo rompimento da Barragem Córrego do Feijão, que aconteceu no dia 25 de janeiro de 2019, em Brumadinho (MG), causando a morte de 272 pessoas e espalhando resíduos de minério por toda a Bacia do Rio Paraopeba e pelo Lago da Represa Três Marias. Até hoje, 5 anos depois, faltam informações e transparência na execução do Plano de Recuperação Ambiental do território, enquanto população sofre com contaminação. Agricultores e pescadores sofrem com a perda de renda diante do cenário de destruição que ainda assola a região.

O problema da contaminação e seus efeitos na saúde

Desde o rompimento, o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) faz o monitoramento da qualidade da água do Rio Paraopeba. Nos últimos quatro anos, o órgão tem constatado valores acima dos limites toleráveis para substâncias como manganês total, alumínio dissolvido, ferro total, ferro dissolvido, chumbo total e mercúrio total – de acordo com a Portaria do Ministério da Saúde que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano (GM/MS nº 888). Por isso, o IGAM ainda mantém a recomendação para que a população não utilize a água bruta do Rio Paraopeba para qualquer fim.

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES) realizou o monitoramento da água para consumo humano nos municípios da Bacia do Paraopeba – desde Brumadinho até a Represa de Três Marias – com coletas de água de poços e cisternas situados até 100 metros do rio. Em 2023, a SES publicou um boletim apresentado os resultados do monitoramento realizado entre os meses de janeiro de 2019 e dezembro de 2022, apontando que ferro, alumínio, manganês, antimônio, arsênio, bário, chumbo, cromo, mercúrio, níquel e selênio estão acima dos valores de referência.

Outros estudos foram realizados na Bacia do Paraopeba com o objetivo de avaliar os o nível de contaminação ambiental e os riscos à saúde. Em dezembro de 2022, uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) apontou para a existência de superbactérias resistentes a antibióticos ao longo do curso do Rio Paraopeba após o rompimento da barragem. A partir da análise dos resultados, foram levantados indicadores de contaminação por metais, como ferro, alumínio, cobre e cádmio e esgoto.

O estudo realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) monitorou a saúde das pessoas atingidas em Brumadinho através de análises clínicas. Os resultados apontaram a presença de metais pesados em crianças e adultos, além do aumento de casos de adoecimento mental. Os adolescentes que participaram da pesquisa relataram sintomas frequentes de irritação nasal, tosse seca, dormências ou cãibras e tontura ou desmaio. Já entre os adultos as principais queixas são irritação nasal, dormências ou cãibras, tosse seca e coceira na pele.

De acordo com esse levantamento, 22,5% da população adulta disse que recebeu diagnóstico de depressão, número superior aos 10,2% da média brasileira, segundo dados do IBGE de 2019. Já o diagnóstico de ansiedade ou problemas do sono foi citado por 33,4% dos entrevistados com mais de 18 anos de idade. Entre os adolescentes, 10,4% relataram diagnóstico médico de depressão e 20,1% de ansiedade.

Um estudo com participação da Faculdade de Medicina da UFMG demonstra que, desde o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, em 2019, aumentou a prevalência, na população de Brumadinho, de sintomas como depressão, transtorno de estresse pós-traumático (Tept), ansiedade, pior qualidade do sono e ideias de morte ou automutilação.

Foto: Ato em Juatuba (MG) pede reparação integral na Bacia do Paraopeba. Foto: Nádia Nicolau / Mídia Ninja

Os sintomas depressivos foram a condição mais prevalente (29,3%), seguidos pelos sintomas de Tept (22,9%) e sintomas ansiosos (18,9%). Os piores cenários foram detectados entre mulheres, idosos, moradores da área mais próxima à mineração e pessoas com nível médio de escolaridade.[1]

As análises de sangue e urina dos adolescentes mostraram que os metais arsênio, chumbo e manganês estão acima dos valores de referência da legislação. Já entre os adultos, foram encontradas altas concentrações de arsênio e manganês.

As crianças também participaram do estudo por meio da coleta de urina. Nas 172 amostras foram detectadas a presença de pelo menos um dos cinco metais (cádmio, arsênio, mercúrio, chumbo e manganês). As análises também apontaram que 50,6% das amostras urinárias apresentaram pelo menos um metal acima do valor de referência. O arsênio foi encontrado acima do valor de referência em 41,9% das amostras analisadas e o chumbo em 13% delas. Ainda sobre as crianças, 49% dos responsáveis disseram ter percebido mudanças na saúde dos seus filhos após o rompimento.

Outro levantamento sobre concentração de metais pesados no sangue e na urina foi realizado nos municípios de Mário Campos, Juatuba e São Joaquim de Bicas. A pesquisa “Avaliação da exposição ambiental e ocupacional a metais na população atingida pelo desastre de Brumadinho em 25 de janeiro de 2019” foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Análises Clínicas e Toxicológicas da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foram investigados os elementos: Antimônio (Sb), arsênio (As), cádmio (Cd), chumbo (Pb), cromo (Cr), mercúrio (Hg) e níquel (Ni) em amostras biológicas. A pesquisa constatou a presença destes elementos acima dos valores de referência.

Segundo perito do juízo, em manifestação da ação individual corre na comarca de Ibirité, “com o rompimento da barragem, o lançamento de metais pesados no Rio Paraopeba, de onde a água é captada para irrigação, deveria ter sido imediatamente interrompido, perdurando até a completa eliminação dos elementos contaminantes. (…) Em nossa análise, a contaminação da água teve impacto imediato, sendo negligenciada e ignorada ao longo de cinco anos”

A elevada exposição aos metais pesadas causadas pelo consumo de alimentos, água, contato com pele e respiração de poeira contaminados podem causar inúmeros problemas para saúde humana, como complicações renais, danos cerebrais, problemas respiratórios, alergias e até mesmo câncer a longo prazo. Além disso, são elementos suscetíveis à bioacumulação. Isso significa que vão acumulando ao longo da cadeia trófica, aumentando o risco para humanos além da possibilidade de serem transferidos para fetos e leite materno.

Atingidos denunciam perda de renda pela inviabilização da agricultura. Foto: Joka Madruga / MAB

Assessorias Técnicas revelam contaminação da água, solo, ar, alimentos e seres humanos

Os estudos realizados pelas Assessorias Técnicas Independentes (ATIs) também apontam a presença das contaminações ambientais. A consultoria ARCHIPEL, contratada pela ATI Associação Estadual de Defesa Ambiental e Social (AEDAS), apontou que em Brumadinho 60% das amostras de água não estavam adequadas para o consumo humano, pois violavam um ou mais dos valores máximos permitidos para metais pesados, como ferro, manganês, alumínio, chumbo, arsênio, urânio, cromo e níquel. Também foram encontrados valores acima dos limites de referência para o ar, água subterrânea e poeira.
Uma pesquisa de saúde realizada pela ATI Instituto Guaicuy – SOS, Rio das Velhas, identificou aumento dos casos de notificação de Dengue, Chikungunya e Zika entre 2018 e 2019 em Curvelo, Felixlândia, São Gonçalo do Abaeté, Martinho Campos e Morada Nova de Minas. Em outro levantamento, o Guaicuy identificou também a presença de metais pesados em peixes do Rio Paraopeba. A ATI Núcleo de Assessoria às Comunidades Atingidas (NACAB), também encontrou concentrações superiores ao definido pela legislação de ferro, alumínio, manganês e chumbo na água para consumo humano; e cromo, níquel, bário, cobalto, arsênio, cobre, zinco nos solos nos municípios da região 3, que abriga cidades como Esmeraldas, Paraopeba, Pequi entre outras.

Empresas contratadas pela Vale geram problemas para reparação socioambiental

A reparação socioambiental no território suscita grande preocupação dos atingidos, especialmente pela forma como ela vem sendo planejada e implementada pela empresa Arcadis, além de problemas no cumprimento de obrigações pela empresa Vale.

Em 21 de dezembro de 2022, as Assessorias Técnicas Independentes e as atingidas apresentaram aos compromitentes um relatório técnico indicando pontos de atenção, problemas e sugestões, assim como uma carta detalhando preocupações e críticas relacionadas à elaboração e implementação do Plano de Reparação Socioambiental da Bacia do Paraopeba (Produto K e Carta dos Coletivos de Reparação Socioambiental).

A primeira preocupação relatada foi a falta de idoneidade e de confiabilidade da empresa Arcadis, que já atuava como subcontratada da Vale previamente ao Acordo. Também apontou a falta de transparência na atuação da Arcadis e o desrespeito à participação e ao direito à informação na Reparação Socioambiental, pois a sua elaboração, atualização e discussão é realizada entre a Vale e a Arcadis, sem qualquer diálogo real ou possibilidade de participação dos atingidos e atingidas.

Isso decorre do fato de que as visitas realizadas pela empresa são poucas e não ocorrem na maior parte do território, sendo que apenas questões pontuais chegam ao conhecimento da população atingida, e essa forma de abordagem não leva em consideração o impacto e possíveis danos que as ações de reparação podem gerar nos territórios. A Arcadis alega que leva em conta a população atingida, no entanto as poucas reuniões que ocorreram foram uma mera formalidade, e não conseguem estabelecer diálogos reais com atingidos e atingidas nem esclarecer suas dúvidas. A realidade é que a população está sistematicamente excluída da possibilidade de participação na elaboração e implementação do Plano de Recuperação Socioambiental desde o início.

Margens do Paraopeba também foram interditadas para cultivo pois os contaminantes no solo não só afetam o crescimento de vegetação, como poderiam levar riscos à saúde humana, depois do consumo. Foto: Nádia Nicolau / Mídia Ninja

Também não foi implementada ferramenta de amplo acesso à informação para garantir a transparência das informações sobre a Reparação Socioambiental, nem houve a adequada divulgação dessas informações aos atingidos e atingidas diretamente pelas empresas responsáveis. Os atingidos não se sentem representados e nem ouvidos no processo de Reparação Socioambiental, e entendem que seu direito à participação e à reparação integral não está sendo respeitado.

O Plano de Recuperação Socioambiental deve levar em consideração as comunidades para além da distância de um quilômetro do rio Paraopeba ou evidenciará um grande desconhecimento da realidade dos atingidos e atingidas, bem como da amplitude dos danos socioambientais no território atingido.

Em relação ao descumprimento de obrigações por parte da empresa Vale, destaca-se a reiterada falha na garantia do acesso à água às comunidades atingidas, que enfrentam situação de grave insegurança hídrica e permanentes relatos de casos de problemas de saúde e receio de contaminação desde o rompimento.

Também há grande preocupação pelo atraso e ineficácia da Vale na realização de dragagem do rio Paraopeba, não tendo sequer sido apresentada a proposta do Projeto de Recuperação, assim como pela intenção da Vale em mudar a execução do projeto sem validação de um novo projeto, o que foi questionado pela Fundação estadual de Meio Ambiente (FEAM) e pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). Esse atraso coloca em ainda maior risco o território atingido, porque caso haja novas enchentes, os rejeitos podem ser levados novamente para além do leito do rio como vivenciamos nos últimos anos.

Outra situação preocupante é o prazo e a condução dos Estudos de Avaliação de Risco à Saúde Humana e Risco Ecológico (ERSHRE)”, realizada pelo Grupo EPA. O estudo está sendo desenvolvido em toda a Bacia do Paraopeba e tem objetivo de identificar os riscos potenciais à saúde humana e ao meio ambiente a partir da presença do rejeito. O levantamento também irá definir estratégias de intervenção para os territórios atingidos a partir dos resultados encontrados.

Atingidos lutam pelo direito à água potável. Foto: Joka Madruga / MAB

O Grupo EPA, porém, foi contratado pela Vale para realizar os estudos em 2019 e até o momento não finalizaram a primeira fase da pesquisa, e ainda não iniciaram os estudos com todos os Povos e Comunidades Tradicionais da bacia e os que foram iniciados desrespeitam o Protocolo de Consulta. Toda demora para realização deste estudo deixa a população atingida sem acesso à informação sobre os riscos existentes. Além disso, o atraso também traz consequências para o início de ações que poderiam impedir que situações de saúde e meio ambiente se agravem.

Sobre a condução dos estudos, os atingidos e atingidos relatam descaso, entrevistas direcionadas e até falta de educação das equipes de campo, o que demonstra o despreparo e parcialidade do Grupo EPA.

Todas essas violações de direitos aprofundam os danos à saúde das pessoas. Até o momento, não há respostas concretas do Estado, das Instituições de Justiça, das Prefeituras e menos ainda da criminosa. As pessoas não têm a quem recorrer ao apresentar preocupações, sinais e sintomas de contaminação. Por não terem reparação, continuam a usar a água que têm disponível, consumindo alimentos que plantam, respirando a poeira do rejeito, morando nas mesmas áreas à beira rio. Os atingidos da Bacia do Paraopeba reivindicam que o SUS faça exames para monitorar a presença desses metais no organismo da população e forneça o devido tratamento para quem precisar.

Confira aqui as reivindicações do MAB para a Bacia do Paraopeba (MG).

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/07/2023 por MAB ES

NOTA | Carta da sociedade civil capixaba ao Governo Federal

A hora e a vez da reparação justa e integral!

| Publicado 11/01/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens

NOTA | Tragédias em MG: o resultado de um modelo que produz destruição e morte

Diante de chuvas intensas no estado, comunidades que vivem no entorno de barragens de água e rejeitos da mineração sofrem com a negligência de grandes empresas que colocam atingidos em situação de extrema vulnerabilidade

| Publicado 14/05/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MA

MAB se reúne com Secretaria de Direitos Humanos no Maranhão para discutir crime de Aurizona

Atingidos pelo rompimento de barragem da Empresa Equinox Gold, em Godofredo Viana (MA), enfrentam problemas de acesso à água e assistência médica, entre outros