Escolha um idioma:
APOIE OS ATINGIDOS DO BRASIL
Joka Madruga

Chuvas de verão e eventos climáticos extremos, como da região serrana do Rio de Janeiro, São Sebastião, no litoral norte de São Paulo ou mais recente no Vale no Taquari (RS), assim como os rompimentos e tragédias envolvendo as barragens no Brasil, como Mariana (2015) e Brumadinho (2019), deixam todos os anos no Brasil milhares de populações atingidas.

As pessoas atingidas nessas diversas e muitas regiões enfrentam necessidades básicas e imediatas, como abrigo e alimento, como também a necessidade de amparo por parte do Estado brasileiro e das empresas responsáveis pelos empreendimentos. Infelizmente, o que a experiência de 30 anos do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) ensina é que a reconstrução e reestruturação da vida dessas famílias, assim como a reparação para os danos sofridos, só se concretizam quando os sujeitos atingidos compreendem seus direitos, se organizam e lutam coletivamente em cada parte do processo de identificação de danos/reinvindicações, incidência e mobilização.

As lutas históricas dos atingidos e atingidas organizados no MAB conquistaram muitas vitórias e aprendizados, principalmente em torno da importância da organização coletiva, que a cada dia se mostra como o caminho viável para a defesa e conquista de direitos. É com apoio em seus princípios, compromisso com a população atingida e com objetivos de transformação social, que o MAB pede sua doação para continuar trabalhando para garantir ajuda humanitária e organizativa emergencial e na reorganização da vida dessas pessoas.

A Campanha é administrada pela Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), histórica apoiadora das famílias atingidas por barragens no Brasil e América Latina, que seguirá garantindo a execução das doações conforme normas legais atendendo os planos e necessidades construídos pelos atingidos e atingidas.

Dados para doações:

  • Banco do Brasil: 001 Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB)
  • Agencia: 1230-0
  • Conta Corrente: 118.806-2
  • PIX (CNPJ): 73.316.457/0001-83
  • IBAN: BR7800000000012300001188062C1
  • SWIFT: BRASBRRJCTA