Sem ouvir o povo, governo Zema promulga decreto para burlar lei “Mar de Lama Nunca Mais”

Na tentativa de implodir o debate, funcionários da FIEMG atacaram verbalmente deputadas que presidiam audiência

Apesar do tumulto causado pela FIEMG, tema foi debatido entre os interessados em debater o tema. Foto: ALMG

Sem consulta ao povo mineiro, governo Zema tenta implementar em Minas Gerais o Decreto 48.747/ 2023 que, na prática, inviabiliza a lei “Mar de Lama Nunca Mais”.O texto trata sobre a obrigatoriedade do caução ambiental que deve ser pago ao Estado pelas mineradoras. Esse instrumento funciona como um subsídio para garantir a reparação ambiental e social em caso de sinistros (como rompimentos) e desativação de barragens.

Para debater a situação, foi realizada nesta quinta (7) uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, requerida pela deputada Beatriz Cerqueira (PT). Durante a atividade, os convidados denunciaram a regulamentação feita pelo governo uma vez que o texto, entre outros retrocessos, estabelece valores absolutamente insuficientes para eventuais reparações socioambientais, conforme previsto pelo artigo 7°, da referida norma. Outra denúncia é que o decreto, aprovado em 29 de dezembro de 2023, foi construído sem a participação popular que foi tão marcante na construção e aprovação, deste importante marco legal.

“Esse decreto manipula a lei e dá um cheque em branco às mineradoras. E isso é muito sério, a questão da segurança das barragens não é brincadeira! Estamos colocando em risco a vida humana e a natureza” afirma Joceli Andrioli, integrante da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens. “Precisamos tomar medidas urgentes para garantir o objetivo da Lei Mar de Lama Nunca Mais”, completa.

A data para o pagamento do caução ambiental devido pelas  mineradoras expira no próximo dia 29. “Há outras formas de garantir esse pagamento, a alienação dos bens da empresa em caso de rompimento poderia ser um mecanismo, por exemplo”, explica Joceli. O coordenador pontua ainda que o Fórum Permanente São Francisco elaborou um robusto estudo técnico sobre as inconsistências do decreto em questão, que segue vigente.

O MAB requereu aos representantes dos poderes legislativo e executivo presentes na audiência, providências para revisão do decreto, lembrando a importância de participação popular na regulamentação da Política Estadual dos Atingidos por Barragens (PEAB), que de igual forma, vem sendo regulamentada sem transparência e participação do povo atingido, que propôs e lutou pela aprovação da lei.

FIEMG tumultua debate e agride parlamentares

Durante a audiência, integrantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) causaram um grande tumulto entre os participantes, convidados e parlamentares. A sessão chegou a ser suspensa, mas foi retomada. “O barulho da Fiemg foi para que fizesse composição de mesa. Não vieram para a audiência, ou ainda estariam aqui. Vieram fazer lobby para não pagar caução nenhuma”, pontuou a deputada Beatriz Cerqueira (PT), ao final da reunião que ao longo de 4 horas ouviu a sociedade civil, secretarias de governo e Advocacia Geral da União.

Passada a audiência, a Federação tem protagonizado uma série de retaliações contra as parlamentares Beatriz Cerqueira (PT) e Bella Gonçalves (PSOL). “Nos solidarizamos com as deputadas, que foram agredidas pelos funcionários da FIEMG e reforçamos a nossa luta e defesa para que a ALMG continue sendo a casa do povo”, afirma Andrioli. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 21/01/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

PEAB é aprovada em MG, mas Zema veta direitos importantes dos atingidos

Governo de Minas Gerais veta trechos da lei que instituíam obrigações para as empresas, responsabilidade do estado e direitos aos atingidos

| Publicado 05/03/2024 por Amélia Gomes / MAB

Protesto em frente ao TRF-6 exige permanência do ex-presidente da Vale em processo criminal de Brumadinho

TRF – 6 irá retomar o julgamento do pedido de habeas corpus de Fábio Shvartsman, presidente da Vale à época do crime

| Publicado 16/06/2020 por De Belo Horizonte (MG)

ALMG aprova desconto automático nas tarifas de água e luz para famílias inscritas no CadÚnico

Pressão popular garante que famílias mineiras de baixa renda recebam descontos nas contas; Projeto de Lei é acrescentado a outras medidas de isenção no estado. Essa é uma proposta nacional do MAB e faz parte da Plataforma Estadual de Emergência construída pela FBP MG