PEAB é aprovada em MG, mas Zema veta direitos importantes dos atingidos

Governo de Minas Gerais veta trechos da lei que instituíam obrigações para as empresas, responsabilidade do estado e direitos aos atingidos

Luta histórica dos atingidos por barragens de Minas Gerais, a Política Estadual dos Atingidos por Barragens (PEAB) foi aprovada na Assembléia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em dezembro do ano passado, e sancionada pelo governador de Minas Gerais Romeu Zema (NOVO) no último sábado (16). Zema vetou três importantes trechos do projeto de lei.

O primeiro veto foi no Art. 3º, que citava o “direito à inversão do ônus da prova, tendo em vista a condição de hipossuficiência – falta de orientação jurídica, poder econômico, status social – dos atingidos por barragem para comprovar os danos sofridos”, ou seja, garantia que a população atingida e que sofre danos pela construção ou rompimento de barragem, não deve ser obrigada a provar suas perdas, mas sim as empresas causadoras do dano que devem provar que a população atingida não sofreu dano.

Com este veto, mantém a lógica perversa de que o reconhecimento dos atingidos continua ao critério da empresa e muitos atingidos continuarão com reparações muito lentas ou sem reparações.

Com o segundo veto, Art. 6º – (…) § 3º, Zema retira do processo de licenciamento ambiental a obrigação das empresas de cumprir as ações de reparação da população, o que garante que as empresas poderão construir ou usar as barragens independente de cumprir ou não as obrigações previstas na PEAB. O MAB alerta que este é um grande erro e que enfraquece a política e abre brechas para que as empresas continuem não se preocupando com a população atingida.

No terceiro ponto, Art. 7º – (…) § 2º, o governador veta que o comitê representativo possa sequer sugerir a elaboração do plano de recuperação para barragens que já foram construídas e que têm pendências – passivo histórico do rompimento e construção das barragens em MG – ou seja, seria a garantia que no caso de uma barragem, mesmo que ja construída ou em operação, que essas violações pudessem ser reparadas ao olhar da PEAB, a partir de um plano de reparação, como será feito para as barragens no futuro.

O MAB alerta que esse é um absurdo, e significa que o Estado se nega a reparar os danos das barragens já construídas, onde os territórios próximos são extremamente atingidos, com áreas empobrecidas e desvalorizadas por causa das construções, aumento da migração e retirada das pessoas do campo para a sua construção, e outras violações de direitos. É o Estado se negando a reparar um passivo que ele mesmo gerou ou autorizou.

Os vetos feitos pelo governador do estado voltam para a ALMG, que em votação ainda podem ser derrubados. O Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB afirma que a PEAB é um passo importante para a garantia dos direitos humanos da população atingida em Minas Gerais, e que os atingidos seguem em luta para que o texto do Projeto de Lei seja integralmente aprovado.

Ressaltamos também que o mínimo que os deputados devem fazer é derrubar os vetos, visto o que as mineradoras e as barragens têm feito ao povo no estado. É urgente uma resposta à altura dos enormes problemas que as barragens em Minas Gerais têm causado.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/12/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

PEAB é aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e segue para o governo

Por 63 votos favoráveis a um contra, o próximo passo é ele ser sancionado pelo governo do estado de Minas Gerais, de Romeu Zema (NOVO).

| Publicado 18/01/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em Congonhas (MG), MAB cobra construção de creche e responsabilização da CSN

MAB reafirma necessidade de construção de creche para a comunidade em local seguro e que a empresa pague a conta

| Publicado 22/01/2021 por Rafaella Dotta - Brasil de Fato MG

Manobra jurídica pode dar maior garantia de acordo entre Vale e governo de Minas

Atingidos denunciam que mudar processo para 2ª instância favorece interesses da mineradora. Reunião aconteceu nesta quinta-feira (21)