PEAB é aprovada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e segue para o governo

Por 63 votos favoráveis a um contra, o próximo passo é ele ser sancionado pelo governo do estado de Minas Gerais, de Romeu Zema (NOVO).

Foto: Nádia Nicolau / Mídia Ninja

Foi aprovado hoje (18) na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) o Projeto de Lei 1200/15 que trata da Política Estadual dos Atingidos por Barragens e outros Empreendimentos (PEAB). O PL foi apresentado após o crime da Vale/Samarco/ BHP em Mariana há cinco anos.

Depois de anos de luta dos atingidos e atingidas, e muitas batalhas contra os governos e as empresas que tentaram impedir o avanço da Política, a aprovação da lei na ALMG é uma grande vitória. Apesar do texto não conter todos os pontos propostos pelo MAB, no início da sua elaboração, ele é um avanço e qualifica os direitos e a luta da população atingida por barragem. 

Episódios como os crimes de rompimentos de barragens em Mariana (2015) e Brumadinho (2019) – das mineradoras Vale, Samarco e BHP Billiton – são lamentáveis exemplos da forma irresponsável como até hoje são tratadas as populações atingidas por barragens no Brasil. Sem uma regulamentação que dê segurança jurídica aos atingidos e atingidas, esses ficam à mercê da interpretação do Judiciário sobre a amplitude dos seus direitos.

Exemplo disso é a luta dos atingidos pelo crime na bacia do rio Paraopeba, que dois anos após o crime ainda lutam para conquistar uma reparação financeira justa, contra os grandes poderes que, de portas fechadas, negociam a reparação sem a participação da população atingida e com diminuição nos valores estimados. 

De acordo com Joceli Andrioli, da coordenação nacional do MAB, “enquanto na bacia do rio Paraopeba ainda houve a conquista do direito às assessorias técnicas nos territórios, em Mariana e em toda a bacia do rio Doce esse direito não foi garantido aos atingidos” afirmou. A diferença só se explica pelo falta de políticas que garantam e cumpram com os direitos dos atingidos e atingidas por barragens no Brasil.

Desde o rompimento da barragem Mina Córrego do Feijão em Brumadinho, nós conquistamos alguns avanços, como a aprovação da Lei de Segurança de Barragens, que é um avanço mas que não prevê a garantia dos direitos dos atingidos, que é uma luta historia do movimento, seja no caso de construção de barragens, seja no caso de rompimentos.

PEAB

A PEAB assegura assistência às pessoas ou populações afetadas por impactos decorrentes da construção, instalação, ampliação ou operação de barragens e outros empreendimentos. Ele define o conceito de atingidos por barragens, lista seus direitos, determina as formas de reparação, os mecanismos de financiamento e o órgão gestor da política, prevendo a participação da população. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 24/11/2020 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Comissão Externa é instalada na Câmara Federal para fiscalizar acordo entre Vale e Estado de Minas Gerais

O requerimento foi feito pelo deputado Rogério Correia (PT-MG), que será coordenador do colegiado. Ofício do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB foi entregue hoje (24) em Brasília

| Publicado 21/01/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

PEAB é aprovada em MG, mas Zema veta direitos importantes dos atingidos

Governo de Minas Gerais veta trechos da lei que instituíam obrigações para as empresas, responsabilidade do estado e direitos aos atingidos

| Publicado 27/12/2021 por Coletivo de Comunicação MAB PI

APÓS LUTA DOS ATINGIDOS DO PIAUÍ, POLÍTICA ESTADUAL DE DIREITOS DAS POPULAÇÕES ATINGIDAS POR BARRAGENS É APROVADA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO

Vitória na aprovação da PEAB representa grande avanço no estabelecimento de um marco regulatório para coibir a violação de direitos humanos praticada sistematicamente por grandes empreendimentos