Jornada de Lutas | Conheça Lirian Karine, atingida pela Barragem Lomba do Sabão (RS)

Para a gaúcha, aprovação da política de direitos dos atingidos é uma necessidade

Lirian Karine Nachtigall percorreu mais de 2 mil quilômetros entre Porto Alegre (RS), sua cidade natal, e Brasília (DF), para participar da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizada na capital do país, entre os dias 5 a 7 de novembro e que reúne mais de 2 mil pessoas.

Foto: Joka Madruga

Aos 43 anos, Lirian é mãe de três filhos e é atingida da Barragem da Lomba do Sabão, localizada entre os municípios de Porto Alegre e Viamão. A barragem, construída para a captação e abastecimento de água da capital, entrou em operação em 1954 e foi desativada em 2013. Atualmente, além do risco de rompimento, a barragem se transformou em um problema de saúde pública para os moradores do entorno.

Leia Mais
Por que o Brasil precisa de uma política de direitos para os atingidos por barragens?

“Antigamente, a barragem era uma fonte de água potável, se houvesse um crime ou desastre com o rio Guaíba ela seria a fonte de água para Porto Alegre. Antes de ser abandonada era um local de lazer e pesca, hoje é só tristeza e sem manutenção”, destaca Lirian Karine.

Além dos problemas causados pela barragem, Lirian também conta que sofre os impactos com a privatização da empresa pública de distribuição de energia, a CEEE. “A empresa foi vendida a preço de alguns quilos de banana”, conta ela, ao afirmar: “Sou uma atingida pelo preço da luz e pela barragem”.

A insatisfação com o aumento do preço da energia e os problemas da barragem foram o combustível para que Lirian entrasse no MAB em julho de 2018. “Entrei no MAB após uma reunião sobre a tarifa social e o alto preço da energia”.

Leia também
Maria Helena, atingida do Vale do Jequitinhonha (MG): uma vida de lutas

Lirian Karine é uma atingida e lutadora, que acredita que a aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) é muito importante. “Para mim participar da jornada é muito importante, é um aprendizado e a aprovação da PNAB será uma conquista muito grande pra gente”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/11/2023 por Roberta Brandão

Jornada de Lutas | Conheça a história do atingindo Adailson Moreira: “o homem branco tem que aprender que toda vida tem importância”

O território do indígena, da etnia guarani, foi um dos atingidos pelo crime da Samarco (Vale/BHP) há oito anos

| Publicado 08/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB encerra Jornada Nacional de Lutas com marcha até o Congresso Nacional

A marcha, que contou com a participação de 2.500 pessoas de todo o país, teve como objetivo a reivindicação da aprovação da PNAB, que cria um marco regulatório para os atingidos por barragens do Brasil

| Publicado 04/11/2023 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Jornada de Lutas | Conheça a história de Maria José: quilombola, paraense e duplamente atingida

Conheça os atingidos que participam da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, em Brasília (DF)