Jornada de Lutas | Conheça Lirian Karine, atingida pela Barragem Lomba do Sabão (RS)

Para a gaúcha, aprovação da política de direitos dos atingidos é uma necessidade

Lirian Karine Nachtigall percorreu mais de 2 mil quilômetros entre Porto Alegre (RS), sua cidade natal, e Brasília (DF), para participar da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), realizada na capital do país, entre os dias 5 a 7 de novembro e que reúne mais de 2 mil pessoas.

Foto: Joka Madruga

Aos 43 anos, Lirian é mãe de três filhos e é atingida da Barragem da Lomba do Sabão, localizada entre os municípios de Porto Alegre e Viamão. A barragem, construída para a captação e abastecimento de água da capital, entrou em operação em 1954 e foi desativada em 2013. Atualmente, além do risco de rompimento, a barragem se transformou em um problema de saúde pública para os moradores do entorno.

Leia Mais
Por que o Brasil precisa de uma política de direitos para os atingidos por barragens?

“Antigamente, a barragem era uma fonte de água potável, se houvesse um crime ou desastre com o rio Guaíba ela seria a fonte de água para Porto Alegre. Antes de ser abandonada era um local de lazer e pesca, hoje é só tristeza e sem manutenção”, destaca Lirian Karine.

Além dos problemas causados pela barragem, Lirian também conta que sofre os impactos com a privatização da empresa pública de distribuição de energia, a CEEE. “A empresa foi vendida a preço de alguns quilos de banana”, conta ela, ao afirmar: “Sou uma atingida pelo preço da luz e pela barragem”.

A insatisfação com o aumento do preço da energia e os problemas da barragem foram o combustível para que Lirian entrasse no MAB em julho de 2018. “Entrei no MAB após uma reunião sobre a tarifa social e o alto preço da energia”.

Leia também
Maria Helena, atingida do Vale do Jequitinhonha (MG): uma vida de lutas

Lirian Karine é uma atingida e lutadora, que acredita que a aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB) é muito importante. “Para mim participar da jornada é muito importante, é um aprendizado e a aprovação da PNAB será uma conquista muito grande pra gente”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 06/11/2023 por Roberta Brandão

Jornada de Lutas | Conheça a história do atingindo Adailson Moreira: “o homem branco tem que aprender que toda vida tem importância”

O território do indígena, da etnia guarani, foi um dos atingidos pelo crime da Samarco (Vale/BHP) há oito anos

| Publicado 08/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB encerra Jornada Nacional de Lutas com marcha até o Congresso Nacional

A marcha, que contou com a participação de 2.500 pessoas de todo o país, teve como objetivo a reivindicação da aprovação da PNAB, que cria um marco regulatório para os atingidos por barragens do Brasil

| Publicado 04/11/2023 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Jornada de Lutas | Conheça a história de Maria José: quilombola, paraense e duplamente atingida

Conheça os atingidos que participam da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, em Brasília (DF)