Jornada de Lutas | Conheça a história da atingida Maria Helena: uma vida dedicada à luta

Moradora de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, segue firme na campanha contra a sede das mineradoras

São 74 anos de vida no território quilombola Arraial dos Crioulos, no município de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Maria Helena Santos conta que desde os 14 anos luta pela preservação do seu território e dos modos de vida existentes. Mas, em 1989, a vida da comunidade começou a mudar a partir da construção da barragem do Calhauzinho, que transformou as condições do rio, impactando a agricultura, a pesca e o lazer da comunidade. 

“A gente usava a água do rio para tudo, para banhar, para beber, para alimentação, para os animais. E agora a gente não usa mais porque só tem lama. O que era areia se transformou numa lama podre”, relata.

Leia também
Michelle Rocha, atingida do Paraopeba (MG): “Nossa vida nunca mais será a mesma”

Mais de 30 anos depois de ter sido atingida pela primeira vez, Maria Helena agora se preocupa com o projeto do governo de Minas, que quer avançar na exploração de lítio na região, sem ouvir as comunidades potencialmente atingidas, nem apresentar estudos adequados de impacto. 

“É a destruição do nosso Vale. Porque a gente já está sentindo. Por exemplo, o preço dos alimentos já está subindo porque os pequenos agricultores estão vendendo suas terras para a mineradora. Daqui há alguns anos, ou vamos comer alimento contaminado, ou vamos ter que ir buscar no Ceasa aquilo que é produzido longe dali”, lamenta. “Sem falar na contaminação e no risco de doenças”, conclui. 

Outra preocupação é o processo de cooptação que as empresas mineradoras fazem nos territórios, forjando um apoio artificial ao modelo de desenvolvimento predatório que representam. Mas no caso dela, desanimar, jamais. Maria Helena é um exemplo da resistência e da bravura de quem luta pela vida.

“O MAB é o único movimento que dá segurança para os moradores e conscientiza as pessoas sobre os seus direitos e os caminhos da luta. se não lutarmos hoje, amanhã já não teremos pelo que lutar”, afirma.

Maria Helena participa da Jornada Nacional de Lutas dos Atingidos por Barragens, que se encerra nesta terça-feira (7), em Brasília.

Leia Mais
Ministros de Lula participam de Encontro do MAB em Brasília

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 06/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Energia do Movimento: Ciranda do MAB garante participação política das crianças durante Jornada de Lutas em Brasília (DF)

Cerca de 130 crianças de todo o Brasil participam da Ciranda Infantil durante mobilizações dos atingidos por barragens

| Publicado 06/11/2023 por Roberta Brandão

Jornada de Lutas | Conheça a história do atingindo Adailson Moreira: “o homem branco tem que aprender que toda vida tem importância”

O território do indígena, da etnia guarani, foi um dos atingidos pelo crime da Samarco (Vale/BHP) há oito anos

| Publicado 08/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB encerra Jornada Nacional de Lutas com marcha até o Congresso Nacional

A marcha, que contou com a participação de 2.500 pessoas de todo o país, teve como objetivo a reivindicação da aprovação da PNAB, que cria um marco regulatório para os atingidos por barragens do Brasil