MAB encerra Jornada Nacional de Lutas com marcha até o Congresso Nacional

A marcha, que contou com a participação de 2.500 pessoas de todo o país, teve como objetivo a reivindicação da aprovação da PNAB, que cria um marco regulatório para os atingidos por barragens do Brasil

Foto: Nivea Magno (@niveamagno_)


Na tarde de ontem (07) militantes das 5 regiões do Brasil, que participaram da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), em Brasília (DF), saíram em marcha do Estádio Nilson Nelson até o Senado Federal. A proposta era exigir a aprovação da Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas por Barragens (PNAB).

Os militantes caminharam na Esplanada dos Ministérios e se concentraram em frente ao Congresso Nacional enquanto ocorriam as discussões na sessão do plenário no Senado. Além da reivindicação pelo “Aprova PNAB”, os militantes presentes denunciaram a impunidade do crime da Vale e BHP Billiton na Bacia do Rio Doce. Durante a marcha, os atingidos também levantaram cartazes com as demandas do Movimento: “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular.”  

Leia Mais
Senado aprova urgência para votação de política de direitos dos atingidos

Ribeirinha atingida pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho, Lázara Juliana é natural de Felixlândia, na região da Represa de Três Marias (MG). Para ela, a principal motivação de estar na marcha era a aprovação da PNAB. “Nós achamos de extrema importância que essa lei seja aprovada para que seja algo maior, para que deixe de ser algo estadual e municipal e passe a ser algo federal”, disse. Na avaliação de Lázara, a PNAB é o caminho para garantir um instrumento na lei federal que traga mais segurança jurídica e respostas efetivas para a população atingida.

“Não importa chuva, vento, tempestade, o tempo que vier. A gente vai continuar a nossa luta, porque são muitas vidas que estão em jogo, muitas vidas já se foram e eu posso dizer enquanto mineira: que Brumadinho e Mariana não se repitam em nenhum lugar do Brasil”, afirmou.

A marcha marcou o encerramento da jornada

Durante os quatros dias da Jornada, os atingidos participaram de uma programação diversa, que contou com diversos debates. Um deles abordou a crise energética e as mudanças climáticas, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. O encontro também teve atos de solidariedade, como a manifestação “Revida Mariana”, em memória às vítimas do crime da Vale BHP-Billiton, e o protesto em solidariedade ao povo palestino.

Um dos pontos altos da Jornada foi o ato político, em que ministros do governo entregaram uma resposta aos 13 pontos da carta apresentados pelo MAB ao executivo. Na ocasião, os representantes do governo federal assumiram o compromisso de atender as reivindicações dos atingidos, em especial, dar apoio à aprovação da PNAB.

É tempo de avançar e esperançar

Para Luiz Dalla Costa, integrante da coordenação nacional do MAB, essa é uma vitória histórica para o Movimento.

“Eu nunca tinha visto na história da nossa luta o povo organizado trazer pro encontro do MAB, somente em um dia, quatro ministros da República. Eu nunca tinha visto tamanho reconhecimento do nosso Movimento. Nós sabemos que essa é luta justa e necessária, mas muitos governantes não sabiam”, afirmou.

Para o coordenador, o relatório favorável da Comissão de Infraestrutura do Senado indicando a aprovação da PNAB e o regime de urgência são duas vitórias importantes, mas, segundo ele, os atingidos têm que se manter mobilizados, pressionado os senadores nos estados.

Foto: Nane Camargos (@nanecamargos)

Dalla Costa afirma ainda que a Jornada marca um momento importante da luta e organização dos atingidos do Brasil em um contexto mundial onde há um forte debate sobre as mudanças climáticas e a transição energética.

“Também foi conquistado o reconhecimento do governo brasileiro em relação à dívida histórica com o povo atingido, em especial, no caso dos rompimentos das barragens de Mariana e Brumadinho, que causaram grande comoção nacional. Esse reconhecimento é parte do trabalho histórico desenvolvido pelo Movimento para a conquista de direitos”, afirma o dirigente.

Para ele, a consolidação da política nacional, no entanto, precisa também do fortalecimento das alianças entre as organizações sociais. “Tudo o que conquistamos até o momento só será efetivado se ampliarmos a força própria e a força social ligada, principalmente, à Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia”, finaliza Dalla Costa.

Leia também
Deputados debatem repactuação do acordo de reparação do Rio Doce

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/11/2023 por Flávia Quirino

Jornada de Lutas | Conheça Lirian Karine, atingida pela Barragem Lomba do Sabão (RS)

Para a gaúcha, aprovação da política de direitos dos atingidos é uma necessidade

| Publicado 24/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Em carta, governo federal se comprometeu com sanção da Política Nacional dos Atingidos por Barragens (PNAB)

Projeto de Lei foi aprovado no Senado Federal no último dia 14 e vai à sanção presidencial; governo federal se comprometeu com reivindicações que inclui sanção do PL

| Publicado 11/03/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

14 de Março: atingidos realizam atos no Dia Internacional de Luta contra as Barragens

Em todo o país, integrantes do MAB, aliados e parceiros saem às ruas para pedir respeito aos direitos básicos dos atingidos e a reparação a todas as vítimas de crimes cometidos por companhias que controlam as barragens no Brasil