Senado aprova urgência para votação da Política de Direitos dos Atingidos

Projeto de Lei que institui a Política de Direitos dos Atingidos por Barragens (MAB) deverá ser votado no Senado na próxima terça-feira

Mais um passo foi dado na direção de consolidar uma Política Nacional de Direitos dos Atingidos por Barragens (PNAB). O Senado Federal aprovou hoje (7), a urgência para a votação em plenário do Projeto de Lei que institui a PNAB (PL 2788/2019). O projeto deverá ser votado na próxima terça-feira.

Esta é uma das principais reivindicações do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). A PNAB prevê indenizações e reparações aos atingidos por barragens em caso de tragédias ou de impactos pela construção de empreendimentos e pretende coibir a violação sistemática de direitos humanos contra as populações, como o deslocamento forçado, a perda de meios de subsistência e a degradação da saúde coletiva. 

“Essa é uma conquista muito importante, histórica, da luta dos atingidos. A gente segue otimista e esperançoso de que vamos aprovar também em plenário a Política Nacional de Direitos dos Atingidos”, disse Robson Formica, da coordenação nacional do MAB.

De manhã, o PL havia sido aprovado na sessão da Comissão de Serviços de Infraestrutura da casa, com relatoria do senador Eduardo Gomes (PL-TO). A partir da discussão dos atingidos com o governo federal e com os senadores, a comissão acatou o texto como foi aprovado na Câmara dos Deputados, apenas com alterações de redação. O objetivo é evitar que a matéria volte para a Câmara dos Deputados, atrasando, ainda mais, sua aprovação. No Senado, o texto já havia passado pela Comissão de Meio Ambiente, com relatoria da senadora Leila Barros (PDT-DF), que apresentou um substitutivo.

O relator comemorou a aprovação na comissão e parabenizou os atingidos pela luta: “Estou muito feliz em participar como relator da aprovação dessa política importante para o país. O Brasil precisa amadurecer as suas relações entre desenvolvimento e atendimento social. Então, parabéns a todos vocês do MAB por essa luta que é uma luta que eu respeito muito.”

Leia Mais
Por que o Brasil precisa de uma política de direitos para os atingidos por barragens?
Por uma política nacional de direitos das populações atingidas por barragens, por Carlos Vainer
PNAB: Entenda em cinco pontos

O PL foi aprovado no plenário da Câmara dos Deputados em agosto de 2019 com forte apoio dos deputados: 328 votos favoráveis, apenas 62 contrários e uma abstenção. O contexto foi a comoção gerada pelo rompimento da barragem da Vale em Brumadinho (MG), ocorrida em 25 de janeiro daquele ano. 272 pessoas morreram e milhares são atingidas.

Sem uma lei que os proteja, os atingidos por barragens têm ficado à mercê de acordos judiciais que nem sempre os contemplam.

Lucas Martins Pereira, do Vale do Jequitinhonha (MG), é atingido pela mineração e enfrentou 17 horas de viagem para lutar pela aprovação da PNAB em Brasília. “É uma emoção muito grande, porque finalmente teremos Justiça, principalmente para a gente das comunidades que foram realocadas com a construção da usina de Irapé, e até hoje não têm dignidade, um reassentamento, ou seja, de viver em paz e tocar suas vidas em harmonia”, comenta Lucas.

A conquista encerra a Jornada de Lutas do MAB, que reuniu 2.500 atingidos e atingidas do Brasil inteiro em Brasília. A data escolhida para iniciar a jornada, 5 de novembro, marca os 8 anos do rompimento da barragem da Samarco (Vale/BHP), considerado o maior desastre socioambiental do Brasil.

Leia também
Deputados debatem repactuação do acordo de reparação do Rio Doce
Ministros de Lula participam de Encontro do MAB em Brasília
Atingidos do Brasil recebem Marina Silva
Revida Mariana: oito anos após o crime, atingidos cobram reparação e justiça
Atingidos fazem ato em defesa do povo palestino
Ciranda do MAB garante participação política das crianças
Caravanas com atingidas e atingidos chegam a Brasília para a Jornada de Lutas do MAB
Atingidos por barragens fazem jornada de lutas em Brasília

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/11/2023 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Ministros de Lula participam de encontro do MAB em Brasília (DF)

Os titulares da Secretaria Geral da Presidência, dos Direitos Humanos e Cidadania e do Desenvolvimento Agrário, além da ministra do Meio Ambiente participaram da Jornada de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens

| Publicado 07/11/2023 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Jornada de Lutas | Conheça a história da atingida Maria Helena: uma vida dedicada à luta

Moradora de Araçuaí, no Vale do Jequitinhonha, segue firme na campanha contra a sede das mineradoras

| Publicado 07/11/2023 por Flávia Quirino

Jornada de Lutas | Conheça Lirian Karine, atingida pela Barragem Lomba do Sabão (RS)

Para a gaúcha, aprovação da política de direitos dos atingidos é uma necessidade