Jornada de Lutas | Conheça a história de Maria José: quilombola, paraense e duplamente atingida

Conheça os atingidos que participam da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB, em Brasília (DF)

Maria José Souza, moradora do Baixo Tocantins, no Pará. Foto: Leonardo Fernandes
Maria José Souza, moradora do Baixo Tocantins, no Pará. Foto: Leonardo Fernandes

Aos 57 anos, Maria José Souza vive atualmente um segundo ciclo de violações de seus direitos. Entre 1974 e 1984, a construção da barragem de Tucuruí, no estado do Pará, atingiu em cheio o modo de vida do Quilombo São José de Icatu, localizado entre os municípios de Baião e Mocajuba, no baixo Tocantins, onde ela vive.

“Nós moramos na jusante da barragem e lá tinha grande quantidade de peixes antes da construção de Tucuruí, que nos atingiu fortemente. Hoje, quando eles querem nos afogar, eles soltam a água. Quando querem nos matar de fome e de sede, prendem a água”, conta.

Maria José relata ainda que, além da atividade pesqueira, a produção agrícola do quilombo foi drasticamente afetada. Hoje, a comunidade tradicional vive cercada por empreendimentos do agronegócio, sobretudo para o cultivo de soja. Para a moradora, o que está ruim sempre pode piorar. As obras para a construção da Hidrovia Araguaia-Tocantins estão previstas para se iniciarem em 2024.

Segundo especialistas, as obras aumentam o risco de erosão e assoreamento dos rios da região, a perda da qualidade da água, que já é contaminada, e a redução da biodiversidade local.

Leia também
Apesar dos impactos, Hidrovia Tocantins-Araguaia segue nos planos do governo federal
Conheça a história da atingida Solange Barreto


Além dos mais de 600 moradores do Quilombo São José de Icatu, cerca 18 mil pessoas devem sofrer com os impactos das obras, que preveem a remoção do Pedral do Lourenço, o que permitiria, de acordo com o projeto, a navegação e o transporte de mercadorias. “Hoje, nós estamos na luta contra essa hidrovia. Nós queremos viver mais e melhor. Essa hidrovia, só vai servir pra eles. Para nós, só muda para pior”, reclama a moradora.

Segundo a atingida, o poder público precisa se fazer presente no território para garantir os direitos básicos da população. “Hoje, nós precisamos também de política pública, de saneamento básico, porque senão a gente vai acabar morrendo, porque, se não tiver uma política pública voltada para esse povo, a gente vai continuar tomando água contaminada, comendo peixe contaminado”, desabafa.

Trazendo consigo a força da ancestralidade e da luta do povo quilombola, Maria José presta uma homenagem a sua terra, a Amazônia, com uma música de resistência:

“Porque eu não quero que Amazônia fique assim
toda escura e se torne um carvão
porque Amazônia é uma beleza
a natureza que se tem nessa nação.
Ai Amazônia,
tu é riqueza
é um tesouro profundo
ai Amazônia
luto por ti,
tu és o pulmão do mundo.
Todo ricaço está de olho na Amazônia.
Mas é só para investir seu capital
tão derrubando e queimando a floresta,
mas para nós está fazendo muito mal.
Vamos lutar para ela não acabar pois
a Amazônia faz a gente respirar.
Vamos lutar para ela não se acabar
pois Amazônia faz a gente respirar
Ai Amazônia,
tu é riqueza
é um tesouro profundo
ai Amazônia
luto por ti,
tu és o pulmão do mundo”.

Jornada de lutas em Brasília

Maria José é uma das mais de 2.500 pessoas atingidas que estão em Brasília (DF) para a Jornada Nacional de Lutas do MAB, que acontece até o dia 7 de novembro. A proposta é dar visibilidade às principais reivindicações do Movimento: reparação, efetivação dos direitos e políticas de proteção social para os atingidos por parte do Estado brasileiro. Durante esses dias, atingidos de todas as regiões do país estão participando de atos, assembleias e reuniões para apresentar suas pautas para a população em geral e para diferentes órgãos do executivo e do legislativo.

A principal demanda do MAB hoje é a aprovação da Política Nacional de Direitos da População Atingida por Barragens – PNAB. A proposta que está em tramitação no Senado e deve ser colocada em pauta no próximo dia 7, define responsabilidades, formas de reparação e cria, também, mecanismos de prevenção e mitigação de impactos dos empreendimentos com barragens no Brasil. Se sancionada, a lei será considerada um avanço inédito no tratamento dos atingidos no Brasil.

Outra reivindicação do Movimento é a criação de um “Fundo Nacional Para a Reparação das Populações Atingidas” com foco em garantir recursos para projetos que previnam novas tragédias no Brasil relacionadas à construção, operação e rompimento de grandes obras (de represamento de água, mineração e produção de energia), a partir do envolvimento ativo da população na formulação das ações. O fundo também deve servir para lidar com prevenção de tragédias e reparação dos prejuízos causados pelas mudanças climáticas, como inundações, secas extremas e deslizamentos.

A data escolhida para iniciar a jornada, 5 de novembro, marca os oito anos do rompimento da barragem da Samarco (Vale e BHP Billiton) em Mariana (MG).. O Movimento espera sensibilizar o governo para que ele possa atuar efetivamente na reparação dos atingidos. Enquanto as empresas e o poder público discutem na justiça uma nova “repactuação”, os atingidos, defendem que haja participação popular em todas as etapas do processo.TAGS:

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos por barragens fazem jornada de lutas em Brasília

MAB reúne 2.500 manifestantes de todo o Brasil para lutar pela aprovação de lei para os atingidos por barragens

| Publicado 07/11/2023 por Flávia Quirino

Jornada de Lutas | Conheça Lirian Karine, atingida pela Barragem Lomba do Sabão (RS)

Para a gaúcha, aprovação da política de direitos dos atingidos é uma necessidade

| Publicado 06/11/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Energia do Movimento: Ciranda do MAB garante participação política das crianças durante Jornada de Lutas em Brasília (DF)

Cerca de 130 crianças de todo o Brasil participam da Ciranda Infantil durante mobilizações dos atingidos por barragens