Ação coletiva dos danos individuais sobre crime na Bacia do Paraopeba e Lago Três Marias volta para 1º instância

Atingidos por Barragens reivindicam liquidação coletiva dos danos individuais

Atingidos e atingidas da bacia do Paraopeba e Lago Três Marias organizaram uma vigília na porta do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) nesta quinta-feira, 14, para acompanhar o julgamento da ação coletiva sobre os danos individuais dos atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho.

A vigília teve o intuito de demonstrar para os desembargadores o interesse dos atingidos em garantir o retorno da ação para a 1º instância, pois, no último dia 6, o juiz do caso, Murilo Sílvio Abreu, determinou a suspensão de uma decisão que havia proferido em 14 de março, que favorecia a liquidação coletiva dos danos individuais. De acordo com o magistrado, a suspensão ocorreu para que a Vale pudesse se manifestar sobre o caso.

Por isso, a preocupação dos atingidos é evitar retrocessos na avaliação dos desembargadores sobre a importância da liquidação coletiva sobre os danos individuais.

Joceli Andrioli, integrante da coordenação nacional do MAB, explica que, caso a reparação seja executada de forma individual, processo a processo, a finalização dos julgamentos levaria mais de cem anos.

No entanto, nesta quinta, 14, os desembargadores do TJMG decidiram retornar com o caso para a 1º Instância, conforme demanda dos atingidos. A estimativa é que, após a manifestação da Vale, que deve ocorrer até o fim deste mês, o juiz retome sua decisão favorável pela execução coletiva dos danos. Uma reunião dos atingidos com o magistrado está marcada para o próximo dia 26 de setembro. “O que nós buscamos é a garantia dos direitos individuais, com perícia judicial e com assessorias técnicas independentes, para valorar e quantificar todos os danos sofridos e com a inversão do ônus da prova, pois Vale é que tem que provar que não causou os danos alegados pelos atingidos” explica Andrioli.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 25/01/2023 por Camila Fróis

Cláudia Brandão | Os atingidos pela lama de Brumadinho pedem justiça

Agricultora, que viu seu sítio, uma casa e a produção agrícola serem tomados pela lama tóxica do Rio Paraopeba na enchente de 2021 quer uma chance pra recomeçar em outro lugar

| Publicado 10/11/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

Abaixo-assinado pede participação de atingidos em acordo entre Vale e Estado sobre Brumadinho

Acordo está pronto para ser assinado no próximo dia 17 sem que os atingidos possam se pronunciar e participar da construção dos termos de reparação na bacia do Paraopeba

| Publicado 23/01/2024 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Em seminário, familiares das vítimas de Brumadinho (MG) pedem o fim da impunidade para criminosos

Atividade organizada pela AVABRUM também contou com a presença de parentes das vítimas dos crimes de Mariana (MG) e Maceió (AL)