Nota | Em solidariedade ao MST pelos ataques ao Centro de Formação Paulo Freire em Pernambuco

Em nota Movimento dos Atingidos por Barragens em Pernambuco se solidariza ao MST diante de ataques ao Centro de Formação Paulo Freire no estado

Na madrugada desse sábado, 12 de novembro, um grupo bolsonarista invadiu o Centro de Formação Paulo Freire, que fica no assentamento Normandia, município de Caruaru – PE, e pichou as paredes com símbolos nazistas e o nome “mito”, palavra que utilizam para referenciar o atual presidente. Além das pichações, eles invadiram e incendiaram a casa da coordenadora do centro, que felizmente não se feriu.

Fundado há mais de 20 anos, o centro cumpre um papel de extrema importância para a educação popular do campo, formando trabalhadores camponeses que produzem alimentos sem agrotóxicos, além de ser fonte de ensino e pesquisas para Universidades e Institutos de Pernambuco, sendo assim um espaço de referência nacional.

Logo, é com imensa tristeza e revolta que o Movimento dos Atingidos por Barragens recebe a notícia de mais um ataque ao Centro de Formação Paulo Freire. Lembramos que em 2019 o mesmo sofreu uma tentativa de despejo solicitado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), sob o governo Bolsonaro.

Entendemos que os inúmeros ataques feitos ao centro de formação, tal como ao próprio Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra, são resultados de uma política de ódio, vencida nas eleições, mas ainda viva em uma minoria fascista e criminosa.

Nos solidarizamos com as companheiras e companheiros do MST e nos colocamos lado a lado para juntos vencermos todo o tipo de violência.

Coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens em Pernambuco (PE).

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

Nota de solidariedade do MAB ao Acampamento do MST no Quilombo Campo Grande, em MG

Governador Zema havia dito que a ordem de despejo seria suspensa; mas, polícia militar deve retornar ao acampamento nesta quinta-feira (13)

| Publicado 14/08/2020 por Via Campesina

Nota de repúdio da Via Campesina ao despejo ilegal das famílias sem terra do Quilombo Campo Grande (MG)

Cerca de 450 famílias resistiram a pressão policial por mais de 50 horas; nem o risco por conta da pandemia sensibilizou o governador Romeu Zema (Novo), que interrompeu o diálogo para evitar desocupação