Nota de solidariedade à CNBB e a Dom Vicente, defensor da vida, do meio ambiente e dos direitos humanos

Bispo foi ameaçado com arma de fogo em porta de igreja na Grande BH

Defensor da vida, das causas sociais e dos direitos humanos, Dom Vicente de Paula Ferreira foi ameaçado de morte por um homem armado, na porta de uma igreja no município de Moeda, na região metropolitana de Belo Horizonte (MG), após a celebração de uma missa no último sábado, 12. O religioso é bispo auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte e secretário geral da Comissão de Ecologia Integral e Mineração da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil.

Nós, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), todos os dias, temos noticias de pessoas sendo ameaçadas ou criminalizadas por estarem do lado dos mais pobres e excluídos em uma sociedade que coloca o lucro acima da vida. Estas ameaças cresceram muito no último período, devido ao estimulo à violência e ao ódio por parte daquele que ainda ocupa o Palácio do Planalto. A defesa dos direitos da classe trabalhadora, da democracia e da soberania do povo tem sido o motivo destas ameaças.

Queremos ressaltar aqui a caminhada e luta de Dom Vicente junto à CNBB, que defende os direitos humanos das populações atingidas de nossos territórios, como os atingidos do crime de Mariana e Brumadinho em Minas Gerais, fazendo o enfrentamento das mineradoras responsáveis, para que crimes como estes não se repitam.

Não podemos aceitar estas ameaças a quem defende a vida e o meio ambiente, a democracia e a soberania dos povos. O MAB exige justiça para Dom Vicente!

Águas para vida e não para a morte!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 16/11/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pernambuco

Nota | Em solidariedade ao MST pelos ataques ao Centro de Formação Paulo Freire em Pernambuco

Em nota Movimento dos Atingidos por Barragens em Pernambuco se solidariza ao MST diante de ataques ao Centro de Formação Paulo Freire no estado

| Publicado 28/11/2022 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Nota | Em agradecimento pela solidariedade e em reivindicação por justiça: Flávia presente!

MAB agradece o grande apoio das organizações e amigos que estão apoiando o Movimento após o falecimento da militante Flávia Amboss Merçon Leornardo, vítima dos ataques de Aracruz (ES)

| Publicado 20/01/2023 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Minas Gerais

MAB repudia racismo em shoppings de Minas Gerais

Relatos de adolescentes impedidos de adentrarem espaços comerciais têm crescido na capital mineira