8M| Atingidas se somam à ocupação da Secretaria da Agricultura em Porto Alegre/RS

Mulheres do campo e da cidade exigem do governo do estado ações emergenciais para apoiar agricultoras e agricultores atingidos pela seca

Neste 8 de março, Dia Internacional de Luta das Mulheres, atingidas do Rio Grande do Sul se somaram a cerca de 200 agricultoras de Porto Alegre-RS que cobram ações urgentes e concretas para amenizar os impactos da estiagem no estado, que vem causando consequências severas na vida do povo camponês. Para reivindicar seus direitos, as militantes organizaram uma ocupação em frente à Secretaria de Agricultura do município.

Segundo Maria Martins, moradora do bairro Lomba do Pinheiro, a situação de vulnerabilidade das atingidas e pequenos produtores de forma geral tem se agravado com a inflação. “Com a seca e a falta de recurso não dá! As coisas estão ficando cada vez mais caras e isso tende a piorar, porque o nosso governo, infelizmente, não nos apoia, não apoia o agricultor e isso se reflete na cidade. Quem trabalha já ganha pouco e quem não trabalha por causa da falta de emprego está passando necessidade. A gente pede encarecidamente que o nosso governo nos ouça e nos dê uma posição favorável, porque a gente não vive, a gente sobrevive nesse país.”

De acordo com as manifestantes, o governo gaúcho não tem tomado providencias a respeito da situação dos atingidos pela seca no estado, mesmo após mobilizações e reuniões com a secretária de agricultura, Silvana Covatti, e com o secretário Chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

De acordo com as representantes do MAB, o governador Eduardo Leite já anunciou a destinação de recurso no valor de um salário mínimo para cada uma das 42 mil famílias de agricultores atingidas, além de créditos de até R$ 10 mil por família, sem juros. Até o momento, porém, não houve nenhum repasse. Além disso, as organizações representantes da agricultura familiar ressaltam que as medidas anunciadas ainda são insuficientes para atender a grande quantidade de famílias que sofrem com a seca.

As camponesas seguem em luta, cobrando uma audiência com o governador para que este encaminhe decretos emergenciais para a implementação imediata das medidas já anunciadas. Como encaminhamento da mobilização de hoje, está marcada para amanhã, 9, 10h uma audiência com a secretária de agricultura. Dentre as organizações que protagonizam a luta de hoje estão MAB, MST, MPA, CUT, Consea, Unicafes e Fetraf.

Na parte da tarde, em Porto Alegre, está sendo realizada uma roda de conversa com mulheres do campo e da cidade no Largo Glênio Peres, dando sequência às atividades do Dia Internacional da Mulher.

Em Erechim, no interior do estado, acontece a Plenária Municipal de Mulheres, com o lema “Pela Vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais! Por um Brasil sem machismo, racismo e fome”, às 18h30, no Santuário Nossa Senhora de Fátima. Já no dia 12, próximo sábado, será realizado, em Alecrim, o Encontro Municipal das Mulheres Atingidas, como parte da jornada de luta das mulheres no mês de março.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 07/03/2022 por Coletivo de Comunicação MAB SP

Mulheres atingidas do MAB realizam plenária formativa na capital paulista

No encontro, as mulheres discutiram as principais pautas que o MAB defende neste Dia Internacional da Mulher (8 de março) e foram convocadas para a manifestação que acontece na Avenida Paulista

| Publicado 12/02/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidas de todo o Brasil se organizam para Jornada de Lutas de Março

O mote das lutas deste ano será: “Pela vida das mulheres. Bolsonaro Nunca mais! Por um Brasil sem machismo, racismo e fome.”

| Publicado 15/06/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB BA / PE

Projeto leva segurança alimentar para o sertão de Pernambuco através de iniciativas agroecológicas

Iniciativa é resultado de parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e Associação Quilombola dos Agricultores Familiares e Pescadores do Território de Cupira