Projeto leva segurança alimentar para o sertão de Pernambuco através de iniciativas agroecológicas

Iniciativa é resultado de parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e Associação Quilombola dos Agricultores Familiares e Pescadores do Território de Cupira

Na última terça-feira, 8, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB deu início às oficinas referentes ao projeto “Mulheres agricultoras produzindo soberania alimentar e empoderamento preto no quilombo de Cupira”, em Santa Maria da Boa Vista (PE).

O projeto financiado pelo Fundo Casa Socioambiental tem como objetivo fortalecer ações para a soberania alimentar na comunidade de Cupira através de iniciativas pautadas em princípios agroecológicos, como a criação de hortas em sistemas agroflorestais. Ao todo, o projeto vai implantar 15 hortas para 15 famílias.

“Esse processo fortalece as tradições culturais na produção de alimentos das comunidades, garante renda e traz à tona o debate da soberania alimentar e a articulação das mulheres nos seus territórios. Por isso, é de imensa importância”,  destaca Fernanda Rodrigues, da coordenação do MAB.

O projeto também tem o objetivo promover a reparação dos impactos  socioeconômicos causados pela pandemia na região, assim como pela ameaça das barragens Riacho Seco e Pedra Branca. Para isso, a ideia é promover a geração de trabalho e renda em atividades locais sustentáveis e soluções colaborativas para a economia local.

Para Luciana Lima, beneficiária do projeto, a iniciativa tem trazido bons resultados relacionados à segurança alimentar. “Tem sido excelente fazer parte, porque tem me dado a possibilidade de produzir no meu quintal sem uso de agrotóxicos, em um período em que os alimentos estão caros e de difícil acesso”

Além de todo o suporte para a agricultura de subsistência no campo e na cidade, o projeto tem ações também na área de comunicação comunitária e uso de tecnologias com envolvimento de jovens, fortalecendo os povos quilombolas e a organização do MAB nesses territórios.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 22/06/2022 por Coletivo de Comunicação do MAB PI / MA

MAB participa de Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Pequenos produtores rurais, movimentos sociais, professores, pesquisadores e gestores públicos se reuniram na primeira edição da Fenafes que aconteceu em Natal (RN)

| Publicado 18/05/2023 por Eixo Educação e Comunicação do Irpaa

Vitória! Aprovada Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia

A proposta é garantir a segurança alimentar, a valorização da alimentação orgânica saudável e a transição agroecológica no estado

| Publicado 05/10/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

MAB marcou presença em Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Se encerrou hoje, 05, em Recife (PE), seminário que marcou os 15 anos do Movimento Camponês Popular