Projeto leva segurança alimentar para o sertão de Pernambuco através de iniciativas agroecológicas

Iniciativa é resultado de parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e Associação Quilombola dos Agricultores Familiares e Pescadores do Território de Cupira

Na última terça-feira, 8, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB deu início às oficinas referentes ao projeto “Mulheres agricultoras produzindo soberania alimentar e empoderamento preto no quilombo de Cupira”, em Santa Maria da Boa Vista (PE).

O projeto financiado pelo Fundo Casa Socioambiental tem como objetivo fortalecer ações para a soberania alimentar na comunidade de Cupira através de iniciativas pautadas em princípios agroecológicos, como a criação de hortas em sistemas agroflorestais. Ao todo, o projeto vai implantar 15 hortas para 15 famílias.

“Esse processo fortalece as tradições culturais na produção de alimentos das comunidades, garante renda e traz à tona o debate da soberania alimentar e a articulação das mulheres nos seus territórios. Por isso, é de imensa importância”,  destaca Fernanda Rodrigues, da coordenação do MAB.

O projeto também tem o objetivo promover a reparação dos impactos  socioeconômicos causados pela pandemia na região, assim como pela ameaça das barragens Riacho Seco e Pedra Branca. Para isso, a ideia é promover a geração de trabalho e renda em atividades locais sustentáveis e soluções colaborativas para a economia local.

Para Luciana Lima, beneficiária do projeto, a iniciativa tem trazido bons resultados relacionados à segurança alimentar. “Tem sido excelente fazer parte, porque tem me dado a possibilidade de produzir no meu quintal sem uso de agrotóxicos, em um período em que os alimentos estão caros e de difícil acesso”

Além de todo o suporte para a agricultura de subsistência no campo e na cidade, o projeto tem ações também na área de comunicação comunitária e uso de tecnologias com envolvimento de jovens, fortalecendo os povos quilombolas e a organização do MAB nesses territórios.

Conteúdos relacionados
| Publicado 22/06/2022 por Coletivo de Comunicação do MAB PI / MA

MAB participa de Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Pequenos produtores rurais, movimentos sociais, professores, pesquisadores e gestores públicos se reuniram na primeira edição da Fenafes que aconteceu em Natal (RN)

| Publicado 09/02/2022 por Coletivo de Comunicação MAB BA

Abertura de comportas de barragens no Rio São Francisco causa inundações em Juazeiro (BA)

A Chesf emitiu alerta sobre maior vazão dos últimos 13 anos, que também deve atingir municípios de Pernambuco, Alagoas e Sergipe

| Publicado 10/06/2021 por Coletivo de Comunicação MAB SP

Lei Assis Carvalho 2 pode socorrer pequenos agricultores e aumentar oferta de alimentos no país

Movimentos do campo celebraram a aprovação do Projeto de Lei (PL) que ocorreu na terça-feira, 8, que pode fomentar a agricultura familiar e combater a insegurança alimentar no país