MAB participa de Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Pequenos produtores rurais, movimentos sociais, professores, pesquisadores e gestores públicos se reuniram na primeira edição da Fenafes que aconteceu em Natal (RN)

Atingidas por barragem expõem seus produtos na Fenafes

O Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB esteve presente na 1° Edição da Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Fenafes), que aconteceu em Natal (RN), entre os dias 15 e 19 de junho, reunindo representantes de 9 estados da região.

O evento é uma iniciativa do Consórcio Nordeste, coordenada pela governadora do Rio Grande do Norte Fátima Bezerra (PT). O objetivo é fortalecer iniciativas de integração de políticas públicas em torno do Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste, além de promover o intercâmbio de políticas públicas entre governos e movimentos sociais, estimulando o cooperativismo na região. Estiveram presentes representantes de diversas secretarias de governos e organizações sociais, além do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Na prática, o evento cria um espaço de socialização de conhecimento entre os diversos atores da agricultura familiar do Nordeste e de comercialização direta com o público final. Durante a primeira edição, os atingidos por barragens puderam expor e comercializar seus produtos regionais de base agroecológica, além de produções artesanais, graças à parceria do MAB com a secretarias de Agricultura Familiar de estados como o Piauí.


Segundo Evanilson Maia, integrante da Coordenação Nacional do MAB, a feira possibilitou a discussão sobre estratégias de desenvolvimento sustentável a articulação de diferentes organizações. “Foi um marco da construção progressista entre os gestores dos estados do Nordeste desse campo. Um momento muito importante para a construção de alternativas para o fortalecimento da uma agricultura familiar e para o enfrentamento do desmonte do estado”, afirmou.  

A programação da feira incluiu oficinas e cursos sobre acesso à terra, produção de alimentos saudáveis e agroecologia. De acordo com Gardenia Rocha, atingida pela barragem do município de Campo Maior (PI), a feira possibilitou o contato e a troca de experiências com outros agricultores e produtores, além dos consumidores da região. “Foi um momento muito importante para a divulgação e valorização da agricultura familiar. Para nós, é muito gratificante participamos desses espaços riquíssimos onde vemos nosso trabalho ser conhecido nacionalmente e com grande aceitação de todo o público que passou lá. A Feira estava muito linda, muito organizada e tinha muitas peças e produtos, além de muita gente. E conseguimos vender os produtos que levamos”, analisou a produtora. O evento contou ainda com encontros, palestras, rodas de conversas e seminários, além de atrações culturais.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 15/06/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB BA / PE

Projeto leva segurança alimentar para o sertão de Pernambuco através de iniciativas agroecológicas

Iniciativa é resultado de parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e Associação Quilombola dos Agricultores Familiares e Pescadores do Território de Cupira

| Publicado 18/05/2023 por Eixo Educação e Comunicação do Irpaa

Vitória! Aprovada Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia

A proposta é garantir a segurança alimentar, a valorização da alimentação orgânica saudável e a transição agroecológica no estado

| Publicado 28/06/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Governo lança Plano Safra da Agricultura Familiar com juros mais baixos para fortalecer a segurança alimentar no país

Programa vai destinar R$ 77,7 bi em recursos para produção sustentável de alimentos e terá medidas de incentivo e acesso para famílias de baixa renda, mulheres, jovens e povos e comunidades tradicionais.