MAB marcou presença em Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas

Se encerrou hoje, 05, em Recife (PE), seminário que marcou os 15 anos do Movimento Camponês Popular

Seminário reuniu mais de mil militantes de todo o país na UFPE. Foto: Comunicação MAB

Entre os dias 02 e 05 de outubro, o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB participou do 10ª Seminário Nacional da Agrobiodiversidade e Sementes Crioulas – Senasec, que aconteceu na Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, em Recife (PE). O encontro, promovido pelo Movimento Camponês Popular – MCP, teve como tema: “Comida saudável: dever do Estado, direito do povo, compromisso camponês”. O Seminário marcou os 15 anos de criação do MCP e reuniu cerca de 1000 militantes de todo o país.

Segundo Josivaldo Alves, integrante da coordenação do MAB, é muito importante para o Movimento fortalecer a articulação camponesa no Brasil – que integra organizações como o MCP – para defender a democracia e fazer o enfrentamento do neofascismo diariamente.

“Também precisamos fazer a luta coletiva para reivindicar uma maior participação popular no governo Lula e conquistar avanços concretos e reais, especialmente em temas ligados à segurança alimentar, através da implementação de políticas públicas que sejam capazes de garantir a produção de alimentos para o povo brasileiro a custos acessíveis a todos”, afirmou o dirigente.

O seminário é realizado a cada dois anos, reunindo camponeses/pesquisadores e militantes de países da América Latina, Índia, Estados Unidos, África e Europa com a proposta de promover o debate sobre ideias, experiências e pesquisas relacionadas às práticas de produção agroecológica. Durante o encontro também houve a distribuição de alimentos agroecológicos para a periferia do Recife e Sementes Crioulas para famílias agricultoras do estado de Pernambuco.

“É importante apoiar as comunidades de agricultores visto que desenvolvem uma forma própria de manejo dos agroecossistemas e que apontam a agroecologia como matriz de produção, assim como valorizar a agrobiodiversidade e estimular as experiências locais, como uso e conservação dos recursos genéticos de vegetais e animais, valorizando o que é natural, cultural e social de cada região e bioma”, ressalta o MCP em nota.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 18/05/2023 por Eixo Educação e Comunicação do Irpaa

Vitória! Aprovada Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica na Bahia

A proposta é garantir a segurança alimentar, a valorização da alimentação orgânica saudável e a transição agroecológica no estado

| Publicado 22/06/2022 por Coletivo de Comunicação do MAB PI / MA

MAB participa de Feira Nordestina da Agricultura Familiar

Pequenos produtores rurais, movimentos sociais, professores, pesquisadores e gestores públicos se reuniram na primeira edição da Fenafes que aconteceu em Natal (RN)

| Publicado 15/06/2022 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB BA / PE

Projeto leva segurança alimentar para o sertão de Pernambuco através de iniciativas agroecológicas

Iniciativa é resultado de parceria entre o Movimento dos Atingidos por Barragens e Associação Quilombola dos Agricultores Familiares e Pescadores do Território de Cupira