Vale recorre à Justiça e alega que indenização das vítimas do crime de Brumadinho é “absurda”

Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), Vale demonstra negligência ao se recusar a pagar indenização determinada pela Justiça do Trabalho.

A mineradora Vale S/A mais uma vez coloca o lucro acima da vida. Nesta segunda-feira (5), a empresa recorreu da decisão judicial que a condenou a pagar R$ 1 milhão por danos morais para a família de cada trabalhador morto no rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), em janeiro de 2019. A mineradora alega no Tribunal Regional do Trabalho da 3ª região Betim (MG) que o valor é “absurdo” e causa prejuízos à empresa.  

Ato de um mês do rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão em Brumadinho-MG. Foto: Joka Madruga/MAB



Para o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a recusa de pagamento da Vale demonstra a negligencia da companhia em reparar, de forma justa, os danos causados por ela. “Mais uma vez, vemos que a insensibilidade da empresa é revelada em uma ação judicial. A Vale defende seu lucro, com ganância”, analisa Joceli Andrioli, da coordenação nacional do MAB.

Na decisão da primeira instância, o valor seria pago aos familiares dos cento e trinta e um trabalhadores diretos da Vale. A ação impetrada foi do Sindicato Metabase Brumadinho e não abarcava os trabalhadores indiretos. A mineradora pede no recurso que vinte e um dos trabalhadores sejam retirados da ação, pois não compunham o sindicato, além dos familiares que já fizeram acordos individuais com a Vale.

“É lamentável este recurso: um desrespeito com os familiares que causa ainda mais sofrimento a todos. Há dois anos, eles estão sofrendo com a perda dos entes queridos. E agora dobra o sofrimento na luta para que haja, de fato, justiça para este crime cometido pela Vale, que, a todo momento, quer se safar”, enfatiza Andrioli.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/12/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

NOTA | Judiciário reforça impunidade no caso Brumadinho

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) repudia a transferência da competência da justiça estadual para a federal para julgar a ação penal relacionada ao crime de Brumadinho. MPMG recorreu da decisão

| Publicado 05/07/2021 por Thiago Alves / Coordenação nacional do MAB

A Vale e seu racismo contra mulheres e crianças negras

Em seu segundo artigo sobre a luta antirracista dentro da militância do MAB, Thiago Alves traz depoimentos sobre mulheres de Minas Gerais que relatam como elas e seus filhos vivem o racismo no contexto da luta por reparação dos crimes da Vale e Samarco/Vale/BHP no estado.

| Publicado 22/10/2020 por Claudia Rocha / Comunicação MAB

Após ocupação na porta da Vale em Brumadinho, atingidos seguem em luta por reparação

Ação ocorreu para denunciar exclusão dos atingidos nas reuniões de negociação da empresa com órgãos públicos; após quatro horas esperando respostas na sede da empresa, Vale se negou a receber a pauta da população afetada pelo crime