Nota | O desmonte do licenciamento ambiental não interessa ao povo brasileiro

Confira nota oficial do MAB sobre o Projeto de Lei 3.729, aprovado na Câmara dos Deputados. O texto enfraquece os órgãos ambientais do país e a representatividade popular no processo de licenciamento ambiental e pode provocar novas tragédias nas obras de infraestrutura, O projeto segue agora para votação no Senado.

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) expressa seu repúdio ao Projeto de Lei 3.729 de 2004, aprovado pela Câmara dos Deputados. Tal projeto significa um verdadeiro desmonte do licenciamento ambiental e oferece grandes riscos para a toda a sociedade, além de agravar as violações de direitos humanos das populações atingidas, retrocedendo aos patamares anteriores ao período democrático.

Mariana (MG) – Distrito de Bento Rodrigues, em Mariana (MG), atingido pelo rompimento de duas barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O conteúdo deste projeto de lei não reflete os verdadeiros problemas do licenciamento ambiental no Brasil e apresenta-se com um dos maiores ataques dos últimos tempos contra os direitos do povo brasileiro e a soberania do país.

O licenciamento ambiental e a avaliação de impactos ambientais são as principais ferramentas da Política Nacional de Meio Ambiente para garantir a todos o direito ao meio ambiente equilibrado, considerando as atuais e futuras gerações.

Ao invés de fortalecer institucionalmente as autoridades licenciadoras, os mecanismos de participação social e os procedimentos de avaliação e tomada de decisão, o projeto de lei enfraquece o controle do poder público sobre atividades efetiva ou potencialmente poluidoras e capazes de provocar degradação ambiental.

Historicamente, as principais vítimas da degradação ambiental são as populações mais vulneráveis, como os atingidos por barragens, povos indígenas, quilombolas e tradicionais, camponeses, moradores das periferias urbanas e a população negra. Por outro lado, os resultados de grandes obras que trariam “desenvolvimento” para o povo recorrentemente acabam por acentuar as graves desigualdades já existentes e concentrar ainda mais riqueza nas mãos de poucos.

Existe um enorme passivo social e ambiental provocado pela construção de barragens no Brasil, porém apenas uma pequena parte das violações de direitos humanos teve algum tipo de reparação, e somente por meio de muita luta e organização das atingidas e atingidos. Apesar de suas falhas, o licenciamento ambiental se apresenta como uma das principais ferramentas para a proteção das populações atingidas.

Hoje, essa pequena possibilidade de debater as contradições relacionadas aos projetos de grande escala encontra-se ameaçada pela limitação do conceito de atingido, bem como das possibilidades de responsabilização das empresas pelos danos perpetrados. Já temos exemplos como os crimes em Mariana e Brumadinho, nos quais as empresas seguem impunes e os atingidos seguem desassistidos, e de Belo Monte, no qual não houve reconhecimento e reparação para grande parte das famílias atingidas. Temos certeza de que o retrocesso no licenciamento ambiental tornará ainda maior a dívida social do Estado brasileiro com essas populações.

Esta agenda de destruição do governo federal favorecerá principalmente alguns acionistas de empresas do agronegócio, setor minerário e energético, dentre outros, em sua maioria localizados fora do país. Além de atender a interesses privados de uma pequena fração privilegiada da sociedade, o avanço da tramitação do projeto de lei ocorre de maneira ardilosa e antidemocrática, usando a maior pandemia da história para promover a aprovação de nova legislação sem o devido debate com o povo brasileiro

Trata-se de um projeto repleto de inconstitucionalidades, que implica em um gigantesco retrocesso na garantia dos direitos humanos, econômicos, sociais, culturais e ambientais e ampara-se na falsa dicotomia entre economia e a proteção do meio ambiente. A fragilização dos ecossistemas, com a redução das florestas e a deterioração dos recursos hídricos, proporciona impactos negativos à regulação climática, à atividade agrícola, à geração de energia, ao fornecimento de água, à saúde, à manutenção de recursos necessários para a vida e as atividades produtivas.

Não encontra fundamento na realidade o dilema entre meio ambiente e economia. O que está posto é a possibilidade de se optar por um modelo que leva às últimas consequências o uso irracional dos recursos naturais, orientado por uma visão individualista da sociedade, ou o usufruto planejado e inteligente da natureza pela coletividade, tendo em vista uma sociedade mais justa e solidária com aqueles que hoje partilham da existência no planeta e com os que ainda estão por vir.

Pelas razões expostas, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) repudia a aprovação do texto-base do PL 3729 de 2004 pela Câmara dos Deputados e chama a todos os trabalhadores e organizações populares a lutarem contra o desmonte do licenciamento ambiental no Brasil.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 13/05/2021 por João Marcos Rodrigues Dutra membro da Coordenação Nacional do Coletivo de Direitos Humanos do MAB

PL 3729 OF 2004 AND THE DESTRUCTION OF ENVIRONMENTAL LICENSING IN BRAZIL

Under the influence of business lobbies, the House of Representatives approved yesterday, 12, the basic text of the bill that radically changes the rules of environmental licensing in Brazil, ending the compulsory licensing for various types of enterprises, which increases the risk of tragedies with great social and environmental impact. After voting on the project highlights, which happens today, the bill now goes to vote in the Senate.

| Publicado 21/08/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

NOTA | Novo acordo no Rio Doce e seus reflexos no Espírito Santo – justiça e participação

MAB participa de audiência na Assembleia Legislativa do ES para discutir repactuação do Rio Doce e Política de Atingidos por Barragens

| Publicado 26/08/2021 por Coletivo de Comunicação MAB SC

Sete meses após rompimento da barragem da CASAN, em Florianópolis, atingidos se reúnem com Defesa Civil

Rompimento da lagoa de infiltração da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN) atingiu 150 pessoas e deixou 75 residências danificadas