Nota de solidariedade ao povo Munduruku

Sede do movimento indígena em Jacareacanga (PA) foi alvo de ataque

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) vem a público demonstrar solidariedade e apoio ao povo Munduruku em virtude do lamentável ato de violência ocorrido no dia de hoje (25 de março). A sede de várias associações do Povo Munduruku em Jacareacanga (PA) foi atacada e depredada e documentos e equipamentos coletivos foram queimados.

O local é sede da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn, Associação Da’uk, Associação Arikico, Movimento Munduruku Ipereg Ayu e CIMAT.

A situação de conflito ocorre devido à invasão do garimpo ilegal em terras indígenas Mundurukus para a extração do ouro e vem se agravado. Em especial sob o atual governo federal, que vem incentivando essas ações ilegais, os conflitos tem aumentado exponencialmente.

O ataque à sede das associações ocorre poucos dias após os indígenas denunciarem a invasão de homens armados ao seu território. O Ministério Público Federal já alertou os órgãos responsáveis, porém nada foi feito para garantir a segurança dos indígenas. Diante do ataque ocorrido hoje, 35 organizações assinaram uma nota de repúdio ao ataque e cobram medidas do poder público.

Repudiamos qualquer ato de violação dos direitos dos povos indígenas, exigimos que as autoridades competentes adotem medidas de segurança ao território dos povos indígenas, em respeito à Constituição.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/05/2021

Nota de repúdio à invasão do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Santarém (PA)

Esse ato não é isolado, mas faz parte de uma escalada de violência contra defensores de direitos humanos na Amazônia

| Publicado 26/05/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Indignação por mais um ataque ao povo Munduruku

Em mais um episódio de violência na Amazônia, garimpeiros atacam aldeia na Terra Indígena Munduruku

| Publicado 18/08/2020

Denúncia: governador do Pará veta política de direitos dos atingidos

O MAB manifesta seu repúdio ao veto do governador do Pará, Helder Barbalho, ao projeto de lei que criava a Política Estadual de Direitos dos Atingidos.