Vale institui jornada de 12 horas de trabalho em minas na região de Congonhas (MG); MAB é contra

Movimento defende frente ampla para derrubar jornada de trabalho imposta pela mineradora

Foto: Sindicato Metabase Inconfidentes

Com resultado apertado (333 a 310 votos), a Vale emplacou uma jornada de trabalho de 12 horas por um período de três meses em Congonhas (MG). As votações ocorreram nas minas de Viga, Timbopeba e Fábrica, entre os dias 8 e 10 de fevereiro.

O Sindicato Metabase Inconficentes, que representa a categoria, convidou o MAB a participar das assembleias de votação, mas a Vale proibiu.

Ivan, membro do sindicato, considera essa diferença de apenas 23 votos uma vitória política da classe trabalhadora, pois boa parte dela resistiu às pressões e chantagens da mineradora.

Rafael Ávila, presidente do Sindicato Metabase Inconfidentes, afirma que “uma parte importante da categoria está entendendo o que nós estamos falando e discutindo com os trabalhadores. Vamos ter que fazer o teste de três meses nessa jornada extenuante de 12 horas”.

Segundo Ávila, essa jornada “vai trazer problema para o conjunto dos trabalhadores e para as cidades mineradoras, refletido no desemprego, na piora da saúde e da segurança, no aumento da exploração do trabalhador”.

“O suposto ganho econômico é ilusório pelo aumento das horas de trabalho e impactos negativos na qualidade de vida do trabalhador”, explica o sindicalista que afirma que a luta está apenas começando .

O MAB considera a jornada de 12 horas um sistema de escravidão. E reafirma que o padrão global de operação da Vale tem como objetivo único a acumulação de lucro.

A mineradora não parou um dia sequer durante toda a pandemia, mesmo colocando em risco a saúde dos trabalhadores e suas famílias e da sociedade em geral. E, desde o crime em Brumadinho, o valor da empresa saltou de 226 para 474 bilhões.

Para o Movimento dos Atingidos por Barragens, essa luta não é somente dos trabalhadores. Igrejas, associações, poder público, todos precisam se envolver, pois a unidade de classe é nossa força.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/02/2021 por ANAB, CASEC, MAM, Movimento dos Atingidos por Barragens, PSOL, PT

Prejudicados por acordo bilionário, atingidos pelo crime da Vale em Brumadinho acionam STF

Com o apoio de ANAB, CASEC, PSOL e PT, ação reivindica escuta e reparação integral dos danos na bacia do rio Paraopeba

| Publicado 03/02/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Acordo sem participação dos atingidos beneficia mineradora Vale, responsável pelo crime em Brumadinho

Audiência está marcada para amanhã (4), a partir das 9h, no TJMG. Atingidos estarão na porta do Tribunal, em ato simbólico, contra o Acordão nos moldes que está sendo fechado

| Publicado 02/02/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Com divulgação de desfecho na imprensa, MAB discorda do acordo sobre crime da Vale em Brumadinho

Estratégia de imprensa é utilizada para “apresentar” o acordo global de Brumadinho; Vale será a maior beneficiada e seguirá impune de mais um crime