Retrospectiva | Vitórias populares em países da América Latina reacendem esperança no Brasil

Saiba mais sobre as lutas políticas travadas pelo povo latino durante o ano:

O ano de 2020, dominado por notícias trágicas, trouxe algumas boas novidades na política latinoamericana que reacenderam a esperança dos que acreditam num mundo mais justo e solidário.

As experiências de transformação que resistem como Venezuela e Cuba, e a chegada de um projeto nacional e popular ao governo da Argentina, se somam à retomada da democracia na Bolívia e a derrota da Constituição da ditadura no Chile.

Enterrando Pinochet

No mês de outubro, o povo chileno confirmou nas urnas o que já tinha afirmado nas ruas: o Chile quer uma nova Constituição. Após massivos protestos que tomaram as ruas do país em outubro de 2019, foi realizado um plebiscito popular para aprovar ou rejeitar a elaboração de um novo texto constitucional, que substitua o atual, escrito em 1980 pela ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990). Nele, mais de 78% dos votantes aprovaram a elaboração de um novo conjunto de diretrizes para o país.

Foto: Nacho Yuchark

Víctor Bahamonde, do MODATIMA (Movimiento por la Defensa del Agua, la Tierra y la Protección del Medioambiente) do Chile, que integra o MAR (Movimiento de Afectados por Represas en América Latina) afirmou, em entrevista com o MAB, que na prática “a mensagem é de cansaço de 30 anos do modelo neoliberal e de uma democracia elitista, que privilegia fundamentalmente os que se acomodam no poder com privilégios e prejudicam as grandes maiorias”.

“A mensagem é de cansaço de 30 anos do modelo neoliberal e de uma democracia elitista, que privilegia fundamentalmente os que se acomodam no poder com privilégios e prejudicam as grandes maiorias”, diz o militante chileno Víctor Bahamonde.

O novo texto será elaborado por 155 representantes escolhidos pelo voto popular de forma paritária, em uma eleição programada para abril de 2021. Para Bahamonde, o grande desafio das forças progressistas e do povo organizado é a unidade.

“Os que entrarem na Constituinte terão que ser soldados romanos, já que a direita não vai deixar passar nada. O que eles têm defendido é a propriedade, ou seja, que tudo o que já foi entregue, não seja tocado. Estamos falando da terra, da água, dos minerais e do mar”, afirma.

O poder da organização popular

Após o golpe contra o ex-presidente Evo Morales, em novembro do ano passado, instalou-se na Bolívia um governo autoritário de extrema direita, que reprimiu e perseguiu opositores políticos, com grande viés militar, comandado por Janine Añéz. Mas a festa dos golpistas durou pouco. Na eleição realizada em outubro deste ano, o povo boliviano demonstrou claramente nas urnas de que lado está.

Foto: Twitter EM

O candidato do MAS (Movimiento al Socialismo) Luis Arce, ministro de Economía durante 12 anos do governo Morales, com seu vice-presidente Davi Choquehuanca, obteve mais de 55% dos votos, conquistando ampla maioria e vencendo no primeiro turno.

A arrasadora vitória do MAS demonstra que a suposta fraude eleitoral foi uma desculpa, patrocinada pela direita boliviana com apoio de interesses imperialistas e papel central da OEA (Organização dos Estados Americanos), para interromper o processo popular.

Após Arce tomar posse, Evo Morales, exilado na Argentina, voltou à Bolívia em uma caravana que começou com um encontro com o presidente argentino Alberto Fernández e terminou com Evo nos braços do povo em seu país. O mesmo povo que fez a Guerra da Água, lutou pela soberania sobre os hidrocarbonetos e o gás e deu a vida para resistir ao golpe.

A vitória dos povos dos nossos países vizinhos é também uma vitória dos lutadores e lutadoras de toda América Latina, e reacende a esperança para que ventos melhores também soprem na política brasileira.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 10/10/2020 por Brasil de Fato

Jornada anti-imperialista: manifestações denunciam aliança de Trump e Bolsonaro

Em mais de 15 cidades, movimentos populares denunciaram as consequências do avanço do imperialismo na América Latina e no mundo

| Publicado 09/09/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

“Em termos de política externa, nunca vi um entreguismo tão absoluto” afirma ex-chanceler Celso Amorim

Ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa nos governos Lula e Dilma fala ao site do MAB, na semana que a independência do Brasil completa 198 anos; confira a entrevista:

| Publicado 11/09/2023 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

50 anos do Golpe do Chile: Museu da Memória e dos Direitos Humanos recebe arpillera bordada por militantes brasileiras

Peça elaborada coletivamente por mulheres do MAB e de outros coletivos brasileiros passa a integrar o acervo de um dos mais importantes museus da América Latina