Vale quer emplacar jornada de 12 horas de trabalho em Congonhas, MG

Em parceria com o Sindicato Metabase Inconfidentes, MAB e outras organizações denunciam a nova “proposta de trabalho” imposta para os trabalhadores

O capital e o trabalho têm uma pendenga insuperável. O primeiro, busca organizar o ‘negócio’ com base na exploração, impondo regras a favor de seu interesse. O segundo, peleja para sobreviver. 

Esse antagonismo de classe fica escancarado na conjuntura atual, agravada pela pandemia, quando a Vale, que dá linha às demais mineradoras, intensifica movimentação para emplacar Jornada de 12 horas em Congonhas, Minas Gerais. 

Ciente de que seu intento não traz ganho econômico para a classe trabalhadora – e que vai, portanto, esbarrar na resistência -, ela ‘casa’ a Jornada de 12 horas com o debate da PLR (Participação nos Lucros e Resultados) e tenta virar o jogo, alegando que seria uma experiência temporária, deixando o turno de 6 horas opcional, mas punindo-o com perda econômica. 

Essa questão é relevante, pois a PLR tem peso significativo no rendimento do(a) operário(a), poder por até 1/3 de seu salário. Numa nota equivalente a 3 salários e meio, a simples opção pelo turno de 6 horas resultaria na diminuição de um salário, caindo para 2,5. 

O sistema de exploração do trabalho na Vale é dos mais sofisticados e eficientes. Em 51 minutos, o(a) operário(a) ‘paga’ todos os seus ‘custos’. O restante do tempo da jornada é surrupiado pela empresa. 

O mercado procura camuflar esse roubo alegando que os lucros recordes da Vale no último período se devem à alta do minério e à variação do dólar. Esses são elementos acessórios. A principal fonte garantidora dos recordes de lucro é – e sempre foi – a intensa exploração da classe trabalhadora. A imposição do turno de 12 horas é, claramente, mecanismo de intensificação dessa sangria. Além de significar ‘economia’ em alimentação, transporte, limpeza e tempo ‘ocioso’. 

Não há dúvida de que o turno de 12 horas é bom para a Vale e que ela vai fazer todo tipo de chantagem para impor essa medida em Congonhas. Por outro lado, não há dúvida de que ele é ruim para o(a) operário(a): dobra a jornada de trabalho; gera desemprego, aplicado a conta gotas para não impactar a sociedade; afeta diretamente o ambiente de trabalho, com aumento das doenças, do risco de acidentes; e diminui a expectativa de vida do (a) trabalhador (a). 

Esse ataque da Vale em Congonhas não é exclusivo daqui nem se limita à classe operária. É o seu padrão de comportamento global que, ao mesmo tempo, provoca ataque em várias frentes. Ela opera numa dimensão imperialista, o que a torna extremamente eficiente e violenta. 

Esse ‘padrão imperialista global’ permite a volta de suas atividades minerárias em Mariana sem reparar o crime do rompimento da barragem de Fundão. Esse mesmo ‘padrão’ cacifa a Vale para buscar um conluio bilionário com o empresário Romeu Zema, zerando seus processos na justiça, sequestrando recursos dos atingidos pelo crime em Brumadinho e financiando obras do governo de Minas, algumas eleitoreiras. Esse mesmo ‘padrão’ vem sendo usado para retirar, compulsoriamente, famílias que, estando em risco, moram em áreas de seu interesse e obstaculizam a expansão dos negócios da mineradora. 

Por essas razões, o MAB está unido à campanha do Sindicato Metabase Inconfidentes na defesa da classe trabalhadora, contra a imposição do turno de 12 horas.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 12/02/2021 por Coletivo de Comunicação MAB MG

Vale institui jornada de 12 horas de trabalho em minas na região de Congonhas (MG); MAB é contra

Movimento defende frente ampla para derrubar jornada de trabalho imposta pela mineradora

| Publicado 22/12/2020

Justiça reconhece obrigação da Norte Energia em realocar famílias do Independente 1

Juiz reafirma obrigação da concessionária da hidrelétrica de Belo Monte a realocar 598 famílias em Altamira (PA).

| Publicado 22/12/2020

No CE organizações continuam pressão pela derrubada dos vetos da Lei Assis de Carvalho

Organizações seguem mobilizadas dialogando com parlamentares em todo o país pela derrubada dos vetos da Lei 735/2020