Justiça reconhece obrigação da Norte Energia em realocar famílias do Independente 1

Juiz reafirma obrigação da concessionária da hidrelétrica de Belo Monte a realocar 598 famílias em Altamira (PA).

O Tribunal de Justiça do Pará reafirmou a obrigação da Norte Energia, concessionária da hidrelétrica de Belo Monte, a realocar 496 famílias das palafitas e até 102 famílias da área aterrada (em 82 imóveis) no entorno da Lagoa do bairro Independente 1, em Altamira (PA). A decisão atende a um requerimento da Prefeitura de Altamira para que a empresa cumprisse com urgência a medida acordada em um termo de compromisso.

A decisão, datada do último dia 17 de dezembro, é de autoria do juiz Chabel Abdon Haber Jeha, da 3ª Vara Cível, Empresarial e Fazenda Pública da Comarca de Altamira e dá um prazo de 30 dias para que a Norte Energia conclua a realocação das famílias, estabelecendo uma multa que pode chegar a até R$10 milhões em caso de descumprimento.

Região da Lagoa do Independente I ainda possui muitas casas que a Norte Energia resiste em retirar (Arquivo MAB, 9/05/2020)

Trata-se de uma conquista importante, que reafirma o entendimento do Ibama de garantir o reassentamento ou indenização de todas as famílias cadastradas nas casas de palafitas e também de famílias do entorno cujas casas não podem ser ligadas ao sistema de saneamento por gravidade. “Isso garante o direito de 598 famílias. Dessas, a maioria já foi realocada após muita luta, mas ainda faltam 372 famílias que não tiveram seu direito reconhecido”, afirma Jackson Dias, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) na região.

Na região da lagoa e entorno há outros 79 imóveis que não constam no termo de compromisso firmado entre a Prefeitura de Altamira e a Norte Energia e que, no entanto, foram identificadas em pareceres posteriores como inaptos para receber o sistema de saneamento. Há, além disso, 18 imóveis cujo sistema já foi instalado, mas os dejetos estão retornando para dentro das casas. O sistema de fornecimento de água e saneamento também é uma condicionante da hidrelétrica de Belo Monte e tem gerado muitas críticas devido a suas falhas de operação e insuficiência de cobertura na área urbana de Altamira.

O cadastro socioeconômico feito pela Norte Energia – após determinação do Ibama e sob muita pressão dos atingidos – contabilizou 968 famílias na região da Lagoa do Independente I e “entorno” (aterro). Embora o Ibama compreendesse o direito de todas de serem reconhecidas como atingidas, a Norte Energia resistiu e ameaçou recorrer judicialmente. A empresa só aceitou se responsabilizar pela realocação de 598 famílias em acordo firmado com a Prefeitura de Altamira, no qual esta se comprometia a receber algumas obras feitas pela empresa como condicionantes da hidrelétrica de Belo Monte.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 03/12/2020 por Elisa Estronioli / Coletivo de Comunicação MAB

Belo Monte terá que liberar mais água do rio Xingu no Pará

Conforme determinação do IBAMA, Belo Monte terá que liberar mais água para Volta Grande do Xingu, região sofre com a seca

| Publicado 10/02/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Ibama autoriza Belo Monte a desviar maior volume de água na Volta Grande do Xingu

Sob pressão, Ibama cede e autoriza Norte Energia a reduzir a vazão para a Volta Grande do Xingu, colocando em risco a vida na região.

| Publicado 16/04/2021 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Pará

Movimentos sociais de Altamira (PA) cobram criação de fundo municipal com royalties de Belo Monte

Proposta assinada por mais de 20 organizações difere da que foi enviada à Câmara pelo prefeito