NOTA | IBAMA atropela estudos e desrespeita consulta prévia em RO

Em nota movimento denuncia decisão do orgão de realizar audiência publica virtual e atropelos nos estudos de impacto ambiental do projeto

Embora o estado de Rondônia e o país esteja nesse momento vivendo um aumento nos casos de Covid-19, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), marcou para o próximo dia 11 de dezembro a audiência publica para consulta a cerca da UHE Tabajara em Machadinho do Oeste, Rondônia.

Em agosto o próprio IBAMA havia se comprometido a não realizar nenhum tipo de audiência publica na pandemia, agora, com pouco mais de 2 semanas de antecedência marca a audiência, sem dar ampla divulgação e desconsiderando a falta de condições das populações ameaçadas em acesso a internet, entre elas comunidades ribeirinhas e povos indígenas. O que demostra total desrespeito do órgão quanto a consulta prévia, livre e informada.

Além disso o órgão desconsiderou os estudos complementares sugeridos pelo MPF e MPE, não atendendo as recomendações e ignorando inúmeros aspectos ambientais e sociais nos estudos. Para o MAB, enquanto durar a pandemia, não pode haver qualquer tipo de consulta pública, seja de forma virtual ou presencial, para evitar que vidas sejam colocadas em risco e o direito a uma informação tão valiosa sobre o futuro e a vida das comunidades ameaçadas seja prejudicado.

Movimento dos Atingidos por Barragens Rondônia

Conteúdo relacionado
| Publicado 09/12/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens - Rondônia

Câmara dos Vereadores de Porto Velho atropela discussão do Plano Diretor; leia a nota

Entidades e associações repudiam atropelo da Câmara de Vereadores no processo de discussão do projeto de lei complementar nº 1139/2020, que dispõe sobre o Plano Diretor do município de Porto Velho.

| Publicado 09/12/2020 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Ato de lançamento da Jornada de dois anos de Brumadinho marca luta por participação dos atingidos na reparação

Na terça-feira (9), o Movimento dos Atingidos por Barragens realizou o lançamento da Jornada de Lutas que vai denunciar os dois anos do crime da Vale em Brumadinho

| Publicado 09/12/2020 por Movement of People Affected by Dams

The People Affected by Dams launch actions to mark two years of Vale’s Crime in Brumadinho

The Movement of People Affected by Dams – MAB organizes the agenda of struggles that marks two years of Vale’s Crime in Brumadinho – “There’s only Justice with struggle and organization”