Durante a reunião, o MAB apresentou preocupação com as negociações do acordo que vem sendo construído entre Estado de Minas Gerais e Vale
Publicado 30/11/2020 - Atualizado 30/11/2020
Na tarde desta segunda-feira (30) o Movimento dos Atingidos por Barragens – MAB reuniu com Procurador de Justiça do Ministério Público, Carlos André Mariani Bittencourt, indicado para Procurador Geral de Justiça Adjunto Institucional, no processo de transição de chefia do Ministério Público de Minas Gerais do próximo biênio 2021/2022, que aconteceu no último dia 25 de novembro.
Na reunião o MAB apresentou preocupação com as negociações do acordo que vem sendo construído entre o Estado de Minas Gerais e a mineradora Vale. O acordo rebaixa os valores de indenização ao Estado e aos danos morais coletivos dos atingidos, fato que o movimento já vem denunciando nas últimas semanas, além da falta de participação efetiva dos atingidos nas negociações.
O procurador ouviu o MAB de forma atenta, se comprometendo a apurar e buscar o entendimento sobre o processo, lembrando das limitações institucionais neste momento de transição de chefia do MPMG, e garantir a continuidade da interlocução com o movimento e a sociedade e as demais instituições.
Para o MAB é importante ter esta reunião para apontar a importância do diálogo com a nova equipe do MPMG, que exerce um papel fundamental na garantia dos direitos das pessoas e comunidades atingidas de toda a bacia do Paraopeba.