Dom Pedro Casaldáliga: um exemplo de luta no interior do Brasil

O Movimento dos Atingidos por Barragens manifesta profundo pesar pela morte do missionário Dom Pedro Casaldáliga

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) manifesta seu profundo pesar pela passagem de Dom Pedro Casaldáliga, o missionário nascido na Catalunha que escolheu o Brasil para viver seu ministério em plena ditadura militar. Animado pelas inspirações do Concílio Vaticano II, optou pelo trabalho em chão brasileiro marcado pela concentração fundiária, pelo analfabetismo e pela violência contra os camponeses pobres e sem terra.

Foi a partir de São Félix do Araguaia, no Mato Grosso, de cuja prelazia se tornou bispo em 1971, que Pedro ecoou sua voz contra as injustiças, tornando-se uma referência internacional na defesa dos direitos humanos, enfrentando a violenta perseguição da ditadura e das forças de morte que até hoje tiram a vida de tantos lutadores e lutadoras do povo.

Nesta corajosa trajetória, Dom Pedro foi um dos criadores da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Conselho Indigenista Missionário (CIMI), organismos vinculados à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Seu legado de 92 anos de vida é inspiração para os atingidos e atingidas por barragens do Brasil, sobretudo neste momento de tantas injustiças, quando é preciso lutar de maneira obstinada, mas nunca cedendo ao ódio e as forças da morte, que são os instrumentos dos inimigos do povo.

Sua passagem é dolorosa, mas não nos deixa na tristeza. Pelo contrário, nos anima na esperança que sempre foi e é a guia de todos nós.

Obrigado por tudo, nosso amigo e mestre, Dom Pedro Casaldáliga!

A semente está lançada e a colheita está em nossas mãos.

“Incito à subversão

Contra o poder e o dinheiro

Quero subverter a lei

Que perverte o povo em grei

E ao governo em carniceiro

…Creio na foice e no feixe

Destas espigas caídas

Uma morte e tantas vidas

Creio nesta foice que avança

Sob este sol sem disfarce

E na comum esperança.”

Dom Pedro Casaldáliga.

Trecho extraído do poema “Canção da Foice e do Feixe”.

Conteúdos relacionados
| Publicado 02/11/2021 por MAB AP

Nota de Pesar pelo falecimento de Dona Nete

Movimento dos Atingidos por Barragens se solidariza com familiares de Ivonete Panjota, militante do Movimento que faleceu nesse 01 de novembro

| Publicado 06/08/2020 por Coletivo de Comunicação MAB

Em carta aberta, mais de 50 entidades denunciam esvaziamento da função social do BNDES

52 organizações assinam a carta, endereçada aos diretores Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social, assim como ao ministro da Economia, aos presidentes da Câmara e do Senado e a ministros do Supremo Tribunal Federal