Avelino Ganzer, presente!

Em nota Movimento lamenta morte de um dos fundadores do MAB e importante quadro na luta dos atingidos e trabalhadores no Brasil

Com muita tristeza e pesar o Movimento dos Atingidos por Barragens recebeu a notícia do falecimento do companheiro Avelino Ganzer, na manhã de hoje, 13 de dezembro de 2023.

Avelino foi um dos fundadores e primeiro vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), uma das principais organizações sindicais do país, contribuiu para a fundação do MAB e teve papel também fundamental na construção do Partido dos Trabalhadores (PT).

Agricultor rural, Avelino saiu em 1972, do Rio Grande do Sul para a Transamazônica, no Pará, como muitos agricultores com o sonho de encontrar terra para trabalhar, chegou a Itaituba (PA) onde foi colocado junto a outras famílias pelo INCRA nas margens do rio Tapajós e posteriormente na Transamazônica, sendo assentado no município de Santarém.

A partir do contato com a Igreja e a Teologia da Libertação, em maio de 1980, a chapa de Avelino ganhou as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais – STTR de Santarém, a partir de então sua trajetória de luta despontou, assim como seu sonho de construir a unidade da classe trabalhadora.

“Muito mais que disputar os orçamentos e conquistar dias melhores, acreditar que a gente possa ter uma sociedade mais humana, fraterna, uma sociedade socialista, efetivamente com a participação da maioria da população brasileira, esse sonho eu tenho, eu acredito que tenha que ser renovado e recriado por todos nós” lembrou Avelino, no ato de comemoração dos 30 anos do MAB em março de 2021.

Historia de luta: “Um paraense na construção da CUT” como escrevia

“Me lembro há 30 anos atrás estava na vice-presidência da CUT, no Departamento Rural da CUT, e também muito impacto pelas experiências do Brasil, do país inteiro, falando de Tucuruí, aqui na Amazônia fez com que se somasse varias forças, experiências locais para esse encontro nacional que criou o Movimento dos Atingidos por Barragens” recordou Avelino.

Ganzer participou da Conferência Nacional da Classe Trabalhadora (Conclat), realizada no município de Praia Grande, São Paulo em 1981, que criou a Pró-CUT, do 1º Congresso Nacional da CUT (CONCUT), que aconteceu entre os dias 24 a 26 de agosto de 1984, em São Bernardo do Campo (SP), e da fundação do Departamento Nacional dos Trabalhadores Rurais da CUT, no Congresso de 30 de abril a 04 de maio de 1990.

Segundo Luis Dalla Costa, da coordenação nacional do MAB, Ganzer “foi uma das pessoas que nos ajudou a construir toda a estratégia de organização do MAB a nível nacional, participou ativamente dos encontros preparatórios e também acompanhou encontros regionais, em especial o encontro em 1989 em Altamira na luta contra a construção do complexo hidrelétrico Babaquara e Kararaô, onde fizemos o primeiro encontro para a organização do MAB na Amazônia”, conclui.

Dalla Costa lembra que Avelino “seguiu nos acompanhando junto a coordenação provisória que organizou a fundação do MAB em 1991”.

Foi um contexto difícil de construção da CUT e da luta dos atingidos nas décadas de 70 e 80, em pleno enfrentamento da Ditadura Militar, com assassinatos, prisões e ampla criminalização da luta popular e de suas formas de organização. Segundo a CUT, Avelino sofreu diversas emboscadas, e sobreviveu a um acidente aéreo, mesmo assim seguiu participando ativamente da construção de algumas das principais lutas no país.

Em nome de todos atingidos e atingidas do Brasil nos despedimos de Avelino, agradecemos sua imensa trajetória de luta, que ficará guardada em nossos corações, na história do MAB e na luta pela transformação de nosso país. Agradecemos seu papel extraordinário na construção de nosso Movimento e da luta dos atingidos na Amazônia e no Brasil.

Coordenação nacional do MAB

Avelino Ganzer, presente! presente! presente!

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 02/11/2021 por MAB AP

Nota de Pesar pelo falecimento de Dona Nete

Movimento dos Atingidos por Barragens se solidariza com familiares de Ivonete Panjota, militante do Movimento que faleceu nesse 01 de novembro

| Publicado 08/08/2020 por Movimento dos Atingidos por Barragens

Dom Pedro Casaldáliga: um exemplo de luta no interior do Brasil

O Movimento dos Atingidos por Barragens manifesta profundo pesar pela morte do missionário Dom Pedro Casaldáliga