Em Rondônia, governo quer perdoar dívidas da Energisa

Em meio a pandemia, governo tenta aprovar perdão bilionário a empresas em Rondônia, principal beneficiada é a Energisa

O governo do estado de Rondônia encaminhou em maio deste ano, para votação na Assembleia Legislativa de Rondônia, o Projeto de Lei 446/2020 que trata do perdão de dívidas de grandes empresas com o governo estadual, se aprovado o perdão passa a valer para grandes dividas, ultrapassando 2 bilhões de reais.

Se aprovado, a maior beneficiada pelo projeto é a Energisa, que é a empresa distribuidora de energia em Rondônia há pouco mais de um ano após a compra da antiga Ceron (Centrais Elétricas de Rondônia). A empresa teria R$ 1,3 bilhões em dividas perdoadas pelo executivo mesmo após contestação judicial. A dívida foi considerada legítima pela Justiça de Rondônia, no Processo nº 7011467-35.2018.8.22.0001.

Após análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Redação (CCJR) da Assembleia, os deputados decidiram adiar por 60 dias a deliberação de projetos apresentados pelo governo que tratam da isenção fiscal e de tributos de grandes empresas, além de parcelamento de ICM e ICMS, com prazo de encerramento para essa semana.

O projeto foi encaminhado em maio aos deputados e causou estranhamento o fato de o governo encaminhar uma proposta que reduz a arrecadação, em caráter de urgência, diante de uma pandemia. Ao mesmo tempo o estado registra mais de 23.920 casos confirmados da Covid-19 de acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) com poucas medidas econômicas, sociais e de ampliação dos leitos e unidades de tratamento intensivas (UTI) adotadas.

O governo, alinhado a interesses privados no estado e no Governo Federal, dá uma demonstração clara de que para ambos o lucro das empresas está acima da vida da população.

O Movimento, em conjunto com outras organizações, cobra a não aprovação do Projeto de Lei pelos deputados e a adoção de medidas organizadas na Plataforma Estadual de Emergência, para amenizar os impactos sociais e econômicos à população rondoniense, em especial às famílias de baixa renda diante da atual crise sanitária causada pela Covid-19.

Acesse a plataforma

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 08/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Medidas para energia elétrica são importantes, mas não abrangem totalidade da população pobre

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Movimento dos Atingidos por Barragens elabora sobre a necessidade de que as autoridades tomem medidas no sentido de garantir o acesso à energia e a gratuidade do serviço às populações mais pobres

| Publicado 06/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Em defesa do povo, mais de 90 organizações se unem pelo Fora Bolsonaro

Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, centrais sindicais, movimentos sociais, populares e estudantis, partidos políticos, tradições religiosas e entidades da sociedade civil divulgam documento sobre situação do país e convocam a unidade dos setores democráticos

| Publicado 14/06/2020 por Francisco Kelvim

Pandemia e queimadas: uma combinação perigosa na Amazônia

Com índices de desmatamento elevados, região, que já sofre com aumento de internações por problemas respiratórios durante o período de queima, agora teme por ocupações dos leitos com avanço dos casos de Covid-19