Medidas para energia elétrica são importantes, mas não abrangem totalidade da população pobre

Desde o início da pandemia da Covid-19, o Movimento dos Atingidos por Barragens elabora sobre a necessidade de que as autoridades tomem medidas no sentido de garantir o acesso à energia e a gratuidade do serviço às populações mais pobres

O Movimento dos Atingidos por Barragens realiza um monitoramento das ações realizadas nos âmbitos federal, estadual e municipal, que atendem às reivindicações apresentadas por diversos movimentos sociais e plataformas políticas, no sentido de garantir dignidade às famílias mais pobres do Brasil no enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Logo no começo da quarentena no Brasil e seguindo às orientações dos organismos de saúde, o MAB elaborou documento com a proposta de medidas relacionadas aos serviços de água, luz e gás de cozinha.

A partir daí, o movimento construiu articulações locais para apresentar as demandas às autoridades e mobilizar a sociedade em torno da defesa das medidas emergenciais. O MAB se somou ainda a outras articulações de nível nacional, como foi o caso das medidas propostas pela Plataforma Operária e Camponesa da Água e Energia – POCAE, lançadas também no começo da pandemia.

Recentemente, o movimento apresentou um breve balanço sobre as medidas relacionadas ao tema do acesso à água, como isenção de cobrança ou proibição de cortes durante a pandemia.

Dessa vez, o movimento tratou de sistematizar as medidas tomadas em relação ao acesso à energia elétrica, tão fundamental para o enfrentamento da emergência sanitária e um direito negado a muitos brasileiros.

Rodrigo Seferin, advogado da Rede Nacional de Advogados Populares (Renap), afirma que o acesso à energia elétrica é fundamental, desde antes da pandemia, como está previsto pela própria Constituição Federal. Por isso, além das campanhas realizadas em defesa do acesso ao bem natural, o monitoramento da efetividade das políticas públicas é indispensável para a garantia do acesso àqueles que mais precisam.

“Existe uma série de políticas públicas que não são aplicadas com a devida eficiência. O maior exemplo é a Tarifa Social de Energia Elétrica, que atualmente abrange mais de 9 milhões de famílias, mas que deveria estar fornecendo descontos para mais de 22 milhões famílias de baixa renda se as empresas de distribuição fossem obrigadas a utilizar o Cadastro Único na classificação”, defende o advogado popular, Rodrigo Seferin.

Desta forma, a atuação de movimentos e organizações que se dispõem a verificar a não aplicação dos direitos, denunciar as violações para a população e apresentar mecanismos para cobrar os seus direitos não reconhecidos é um papel urgente para nos opormos a este desrespeito à vida do povo”, afirma Seferin.

Medidas diferentes nos estados

Alguns estados aplicaram isenção da cobrança de ICMS sobre as contas de luz da população, como é o caso do Rio Grande do Sul, onde a medida tem prazo de validade de 90 dias. O estado, que tem uma das alíquotas mais altas do país (cerca de 30%), também decretou a proibição de cortes por falta de pagamento.

A isenção do ICMS para famílias cadastradas na Tarifa Social (TSEE) também foi aplicada em Minas Gerais, Espírito Santo, Mato Grosso, Ceará, Maranhão e Piauí. Em alguns estados, foi aplicada a isenção total da tarifa para famílias da TSEE, como é o caso do Rio de Janeiro e São Paulo.

Na maioria dos estados, foram instituídas medidas proibitivas de cortes do serviço de energia elétrica, mesmo que por falta de pagamento, durante o período da pandemia. Algumas dessas medidas foram tomadas pelos poderes executivos estaduais através de decretos, outras por projetos de lei no âmbito legislativo, e algumas foram determinadas pelo Judiciário, com intervenção do Ministério Público e das Defensorias, como foi o caso do Distrito Federal, que uma decisão da justiça garantiu a proibição dos cortes por falta de pagamento à população durante a pandemia.

Alguns estados também tomaram medidas para congelar os preços praticados sobre a tarifa de energia. É o caso de Rondônia, Goiás e Rio de Janeiro. No Rio, a Assembleia Legislativa que tomou a decisão, sancionada posteriormente pelo governador Wilson Witzel.

Daiane Machado, militante do MAB no Paraná e membro do coletivo nacional de Direitos Humanos, destaca a dificuldade que muitas famílias têm enfrentado para acessar os benefícios concedidos, já que muitas concessionárias de energia nos estados exigem, entre outras coisas, que os pedidos sejam realizados pela internet, e muitas famílias não possuem acesso a dados.

“As medidas tomadas até aqui tem chegado às pessoas, e para as famílias que tiveram direito ao benefício, foi uma medida muito importante. Agora dizer que são suficientes, não. Ainda há muito o que avançar”, afirma Daiane Machado.

A militante do MAB completa: “a partir dos levantamentos que fizemos, concluímos que existem milhares de famílias que estão no Cadastro Único (CadÚnico), mas ainda não têm acesso à tarifa social. Então esse é um exemplo da insuficiência das medidas. E nós, do MAB, temos defendido a inclusão automática dessas famílias. Ou seja, há muito ainda o que avançar nessa matéria.”

No âmbito nacional

O MAB já denunciou o descaso da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) diante da situação dramática das famílias pobres brasileiras no enfrentamento da Covid-19.

Durante a 10º Reunião Pública Ordinária realizada em março, já durante a pandemia, um diretor da agência chegou a afirmar que “pagar a conta de energia é um ato de cidadania, de civilidade e de solidariedade”, ignorando os pedidos da Associação Nacional dos Atingidos por Barragens (ANAB), presente na audiência, para que fossem tomadas medidas no sentido de isentar a população pobre do pagamento das tarifas.

“A Aneel costuma agir em defesa dos interesses privados, não se tem mecanismos eficazes de participação cidadã nos processos de decisão. Pelo contrário, a Agência Reguladora se esquivou dessa medida proposta de enquadramento automático das famílias do CadÚnico e priorizou dar importância às medidas exigidas pelas empresas que lucram excessivamente com a compra e venda de energia”, analisa Seferin.

Também no mês de março, a Aneel anunciou a suspensão dos cortes de energia motivados por falta de pagamento das contas durante o período de 90 dias, no contexto da crise sanitária do Covid-19. À época, o Movimento dos Atingidos por Barragens denunciou que as medidas não só eram insuficientes, como apontavam o endividamento das famílias, já que não previam a gratuidade do serviço.

“É lamentável. A Aneel está preocupada com os patrões e não com os trabalhadores e nem a população que já vai enfrentar dias difíceis”, opina Cleidiane Vieira, da Coordenação Nacional do MAB.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 17/06/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Após pressão, estados aderem a benefícios nas tarifas de água e energia durante pandemia

População de baixa renda cadastrada em programas sociais não terá serviços cortados e vai receber isenção no pagamento, em alguns casos. Conquista do MAB com outras entidades surgiu com o objetivo de estimular quarentena

| Publicado 09/07/2020 por Leonardo Fernandes / Comunicação MAB

Com omissão do governo, MAB promove ações de solidariedade durante pandemia

Campanha organizada em diversos estados já distribuiu mais de 260 toneladas de alimentos, gás e carvão, além de kits de higiene pessoal e máscaras de proteção a famílias pobres

| Publicado 18/06/2020 por Grasiele Be / Coletivo de Comunicação MAB

No RS, atingidos cobram ampliação dos descontos na conta de luz

Mais de 453 mil famílias gaúchas inscritas no programa da tarifa social de energia elétrica ainda estão fora do benefício concedido no período de pandemia