MAB denuncia que Belo Monte não pode ser “finalizada” sem garantir direitos dos atingidos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) protocolou mais uma vez nesta segunda-feira (25) a pauta de reivindicações dos atingidos por Belo Monte, em especial dos moradores dos reassentamentos urbanos […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) protocolou mais uma vez nesta segunda-feira (25) a pauta de reivindicações dos atingidos por Belo Monte, em especial dos moradores dos reassentamentos urbanos e dos moradores da área alagadiça do bairro Independente 1 em Altamira (PA).

A pauta foi apresentada durante audiência com uma comissão de senadores que esteve em Altamira com representantes do Ibama e do governo federal. Eles anunciaram que na quarta-feira (27) o presidente Bolsonaro estará na região para inaugurar a última turbina da hidrelétrica.

O MAB denuncia que há mais de 300 famílias vivendo no entorno da Lagoa do Independente 1 que a Norte Energia se recusa a remover. As famílias estão sofrendo com alagamentos, com o esgoto voltando para dentro das casas, e com a insegurança, pois com a retirada de grande parte das famílias da região, os assaltos aumentaram. Elas exigem o direito ao reassentamento ou indenização.

A retirada das famílias da Lagoa do Independente 1 foi uma importante conquista da luta dos atingidos. Mais de 500 famílias foram reconhecidas como atingidas, a maoria moradoras de casas de palafitas. No entanto, a empresa se recusa a retirar todas as que estão cadastradas.

Outra denúncia feita pelo MAB é com relação aos problemas estruturantes dos reassentamentos urbanos coletivos, bairros construídos pela Norte Energia para onde foram realocados os atingidos. Entre os pontos da pauta está a falta de água constante, necessidade de transporte, escolas, creches e postos de saúde e o atraso na entrega da documentação definitiva das casas às famílias.

A barragem pode romper?

Outra questão de grande preocupação para o Movimento é com relação ao documento enviado pela Norte Energia à Agência Nacional de Águas alertando sobre a possibilidade de riscos à estrutura da barragem principal da hidrelétrica. O documento veio a público com uma reportagem do site El País.

Para o Movimento, as explicações dadas pela Norte Energia como direito de resposta ao site não foram satisfatórias, pois no ofício enviado à ANA está escrita com todas as letras a possibilidade de “danos estruturais” à barragem em situação de estiagem.

A preocupação é principalmente com os atingidos abaixo da barragem, em especial na região da Volta Grande, e nos municípios à jusante, como Vitória do Xingu e Senador José Porfírio (Souzel) e Anapu.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro