Nota do MAB sobre abalo em Congonhas

Tremor em Congonhas com 23 barragens de rejeito exige acões preventivas concretas das autoridades. Um tremor de 3,2 graus na eslaca Richter com epicentro na cidade de Belo Vale assustou […]

Tremor em Congonhas com 23 barragens de rejeito exige acões preventivas concretas das autoridades.

Um tremor de 3,2 graus na eslaca Richter com epicentro na cidade de Belo Vale assustou os moradores de Congonhas ontem (25/11) à noite. Chefe do observatório sismológico da Universidade de Brasília, Marcelo Rocha, confirmou o tremor.

A CSN emitiu nota afirmando que ‘não ocorreu nehuma anomalia na estrutura da barragem Casa de Pedra. Também não houve nenhum dano nas demais estruturas da unidade CSN Mineração’. 

O Movimento dos Atingidos por Baragens está muito preocupado com a situação. Existem 23 barragens de rejeito e uma de água no Município de Congonhas. Apenas o complexo Casa de Pedra (CSN), localizado praticamente dentro da cidade, com duas barragens a montante (método mais perigoso) acumula 107 milhões de m³ de rejeito de minério. Duas vezes Fundão (Mariana) e em torno de 7 vezes Córrego do Feijão (Brumadinho). São 5 mil pessoas em área de risco, que teriam exatos 8 segundos para fugir da morte.

A população está totalmente desprotegida. Quem detém as informações reais são as mineradoras e as empresas não são confiáveis; costumam esconder a verdade para não comprometer seus negócios. e a Defesa Civil Municipal não dispõe de nenhuma estrutura de socorro. 

O Movimento entende que um abalo desses, considerado ‘pequeno’, é um alerta que exige ações preventivas concretas das autoridades por causa da região extremamente vulnerável. Não se pode ‘pagar para ver’, principalmente depois de Mariana e Brumadinho. 

Nessa quarta-feira (27), pela manhã, famílias atingidas vão estar reunidas para debater o assunto.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro