Movimentos de Altamira (PA) protocolam abaixo-assinado contra privatização do saneamento no Ministério Público

Os movimentos sociais de Altamira protocolaram um abaixo-assinado contra a concessão privada do serviço de água e esgoto em Altamira (PA) no Ministério Público Estadual na tarde desta quinta-feira (28/11). […]

Os movimentos sociais de Altamira protocolaram um abaixo-assinado contra a concessão privada do serviço de água e esgoto em Altamira (PA) no Ministério Público Estadual na tarde desta quinta-feira (28/11). O documento reuniu milhares de assinaturas com representações de praticamente todos os bairros da cidade.

“O abaixo-assinado é uma maneira simbólica de mostrar a insatisfação do povo com esse processo que está sendo conduzido sem a participação popular”, afirma Edizângela Barros, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

O sistema de saneamento foi construído pela Norte Energia como condicionante pela hidrelétrica de Belo Monte. A empresa quer repassar para a prefeitura, que alega que não tem capacidade técnica para gerenciar o sistema.

A prefeitura já manifestou sua intenção de conceder à iniciativa privada a gestão do sistema. “No mundo todo, a maioria das experiências mostra que a privatização encarece o serviço e piora a qualidade”, diz Edizângela.

Os movimentos afirmam que o processo de concessão está sendo conduzido pelo prefeitura e Norte Energia de maneira pouco transparente, tendenciosa e sem participação popular.

A preocupação é com a tarifa que deve ser cobrada de acordo com o termo de referência do edital de concessão publicado pela prefeitura, e que deve se tornar mais um peso diante da situação econômica das famílias.

Há também a falta de água já verificada em inúmeros bairros da cidade. “Tudo está sendo feito a toque de caixa. A Norte Energia não pode repassar para a prefeitura um sistema que não está funcionando plenamente. Tem bairros, como os reassentamentos coletivos, em que falta água toda semana”, complementa Edizângela.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro

| Publicado 29/11/2019 por Coletivo Nacional de Comunicação do MAB

Atingidos exigem justiça por Dilma Ferreira e todos os mortos em chacina no Pará

Atingidos seguem mobilizados acompanhando as audiências do caso e exigem justiça por Dilma Ferreira e todos os mortos em chacina no Pará