Após marcha histórica, trabalhadores se reúnem em Brasília para registrar candidatura de Lula

Após cinco dias de caminhada e mais de 150 km percorridos em três colunas, a “Marcha Nacional Lula Livre” chegou à Brasília para reunir trabalhadores de diversas regiões do país […]

Após cinco dias de caminhada e mais de 150 km percorridos em três colunas, a “Marcha Nacional Lula Livre” chegou à Brasília para reunir trabalhadores de diversas regiões do país em um ato unitário de registro da candidatura do presidente Lula.

Foto: Leonardo Milano

Os mais de 5 mil camponeses da Via Campesina se juntaram aos mais de 50 mil trabalhadores presentes na capital federal neste dia que certamente entrará para a história como um dos grandes momentos de levante da classe trabalhadora brasileira.

Atingidos e atingidas por barragens também se somaram nesta grande mobilização. A estimativa é de que mais de 800 atingidos dos estados do Ceará, Pará, Bahia, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Santa Catarina tenham participado da marcha e do ato político deste dia 15 de agosto.

Segundo Fernanda Oliveira, da coordenação nacional do MAB (Movimento dos Atingidos Por Barragens) este dia marca uma confirmação do que para o povo já é uma certeza.

“Esse ato de hoje representa um marco para a classe trabalhadora. É um dia de registro da candidatura de Lula, não só oficial, mas com a participação do povo, porque para o povo, Lula já é candidato. E nossa luta não terminará no dia de hoje, ela vai continuar, porque esperamos que o povo brasileiro tenha sua condição de vida melhorada”, afirma.

Segundo ela, eleger Lula neste momento é de vital importância para a recuperação econômica da classe trabalhadora que vem sofrendo cada vez mais com a retirada de direitos e a exploração após o golpe.

“Nós temos sonhos, temos utopia e é na luta desse povo que trabalha, que nós vamos vencer, Eleger Lula é exercer a democracia, que vem sendo golpeada pela mídia, pelo jurídico. É mais do que necessário para recuperarmos a dignidade e a esperança do nosso povo. Por isso gritaremos para o mundo: Lula é canditado!”, completa.

Foto: Matheus Alves

Já em frente ao TSE, um grande Ato Político reafirmou a candidatura de Lula. Gleisi Hoffmann, presidenta do Partido dos Trabalhadores (PT), disse que essa caminhada é pelos direitos do povo. “Lula é um preso político, a maior liderança política do país. O registro dessa candidatura é uma vitória para nós. Nós vamos entrar no TSE e vamos registrar Lula e quando saímos vamos festejar a vitória de ter Lula presidente do Brasil”, comemora. 

Greve de Fome

Além do ato, movimentos populares organizaram a Greve de Fome por Justiça no STF (Supremo Tribunal Federal) contra a condenação e prisão de Lula, entendendo que as decisões são juridicamente infundadas e tem caráter político, servindo apenas para tentar tirá-lo da disputa eleitoral. Há mais de 16 dias sem ingerir nenhum alimento, os sete grevistas, Zonália Santos, Leonardo Soares, Vilmar Pacífico, Luiz Gonzaga (Gegê), Jaime Amorim, Frei Sérgio Görgen e Rafaela Alves seguem firmes na luta.

Hoje pela manhã, os grevistas receberam a visita de Fernando Haddad, Gleisi Hoffmann, Paulo Teixeira e Lindbergh Farias.

Em outros pontos do país, trabalhadores atingidos tem realizado “jejuns cívicos”, em apoio aos grevistas. Na foto, trabalhadores participam da ação em Salvador/BA

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro