Marcha Lula Livre segue à Brasília

Ainda na madrugada desse dia 13 de agosto os mais de 2 mil marchantes da Coluna Ligas Camponesas inicia a caminhada rumo à Brasília.  Militantes do MAB se unem aos […]

Ainda na madrugada desse dia 13 de agosto os mais de 2 mil marchantes da Coluna Ligas Camponesas inicia a caminhada rumo à Brasília.  Militantes do MAB se unem aos 50 mil que chegam à capital do Brasil no dia 15 para inscrever a candidatura de Lula à Presidência da Republica.

Entre os dias 10 a 15 de agosto, cerca de 5 mil camponeses de todas as regiões do Brasil participam da Marcha Nacional Lula Livre, organizada pelos movimentos populares que compõem a Via Campesina. Além de lutar contra a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Curitiba há mais de 100 dias, os trabalhadores marcham para chamar a atenção da população para as graves crises econômica e política pelas quais o Brasil passa.

A marcha é dividida em três colunas: “Tereza de Benguela”, “Ligas Camponesas” e “Coluna Prestes”, dos municípios de Formosa, Engenho das Lajes e Luiziânia, em Goiás, rumo a Brasília, onde se encontrarão no próximo dia 15. No último dia, quando deve ocorrer o registro de candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, um ato político está previsto.  

Além da defesa do direito de Lula ser candidato, a marcha tem como objetivo denunciar o contexto político brasileiro, marcado por retrocessos nos direitos da classe trabalhadora, altos preços nos combustíveis e ataques à soberania nacional.

“Quem marcha por Lula Livre marcha pela democracia, marcha pela soberania e marcha para denunciar todos os golpes dentro do golpe. É um momento histórico para a classe trabalhadora”, aponta Fernandade Oliveira, da coordenação do MAB em Minas Gerais.

A marcha reúne militantes de diversos pontos do país, como Douglas, jovem militante que veio da região do Oeste da Bahia.

“Estamos na luta por democracia e mais direitos pra classe trabalhadora. Viemos defender os direitos que estão sendo retirados por esse governo golpista”, afirma Douglas, militante do MAB do Oeste da Bahia.

Coluna Prestes

As três caravanas que constroem a Marcha Lula Livre levam nomes de lutadores do povo e homenageiam sua luta. Conhecido como cavaleiro da esperança, Luiz Carlos Prestes foi o comandante da Coluna Prestes, movimento político realizado entre 1924 e 1927 contra o coronelismo brasileiro.

A coluna é composta por cerca de 2 mil pessoas, que saíram de seus estados no sul e sudeste do país para participar da Marcha. Os estados de Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo, compõe a Coluna Prestes, que saiu de Luziânia (GO) em direção a Valparaíso de Goiás (GO), na manhã deste sábado (11).

Tereza de Benguela

As delegações que compõem a coluna Tereza de Benguela saíram por volta das 6h30 do quilômetro 22 da BR-060, em Engenho das Lages (DF). Os militantes caminharam cerca de 16,5 km da rodovia, e chegaram à cidade-satélite de Samambaia (DF) por volta das 11h30 deste sábado.

A coluna reúne cerca de mil militantes dos estados Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Maranhão, Pará e Distrito Federal.

As delegações da Amazônia e do centro-oeste decidiram nomear a coluna em homenagem à liderança quilombola que atuou contra o regime escravocrata na região do atual estado do Mato Grosso.

Ligas Camponesas

A delegação dos estados do Nordeste, por sua vez, resolveram homenagear um movimento que teve início na região, e com o tempo se espalhou para outras partes do país. A Coluna Ligas Camponesas relembra a organização camponesa surgida em 1945, sendo um dos movimentos mais importantes em defesa reforma agrária e da melhoria das condições de vida no campo no Brasil.

Elas foram abafadas depois do fim do governo de Getúlio Vargas e só voltaram a agir em 1954, inicialmente no estado de Pernambuco, e posteriormente na Paraíba, no Rio de Janeiro e em Goiás. A partir daí, as Ligas Camponesas exerceram intensa atividade até o golpe militar de 1964. Os cerca de 1.500 militantes da Coluna Ligas Camponesas saíram da cidade de Formosa (GO) na manhã deste sábado e marcham pela BR 020.

*com informações do Brasil de Fato

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro