Audiências Públicas discutem produção no Paraná

Nesta quarta-feira (10) foram realizadas duas audiências em Curitiba (PR), nas quais o Movimento dos Atingidos por Barragens debateu e encaminhou, junto às superintendências regionais da CONAB (Companhia Nacional de […]

Nesta quarta-feira (10) foram realizadas duas audiências em Curitiba (PR), nas quais o Movimento dos Atingidos por Barragens debateu e encaminhou, junto às superintendências regionais da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) e do INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), questões de interesse de famílias atingidas do estado.

Na parte da manhã, em audiência na CONAB, com a presença do superintendente regional Luis Carlos Vissoci, representantes da prefeitura de Candói, incluindo o secretário municipal de agricultura e meio ambiente, Valdomiro Ivatiuk Junior, o MAB pautou os projetos da área de reestruturação das associações locais que operam nos programas de incentivos à agricultura familiar da CONAB, como o Programa de Aquisição dos Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), dentre outros. Outro ponto da pauta foi a elaboração de novos projetos através das associações locais.

Segundo Helio Mecca, reassentado em Chopinzinho e da coordenação do MAB, a audiência foi mais um passo muito importante para a produção dos atingidos. “Temos que fazer o esforço de massificar o acesso aos programas, inclusive para que através da grande quantidade de demandas eles possam ser ampliados e fortalecidos; a CONAB cumpre um papel importantíssimo para garantir produção, renda e qualidade de vida no campo”, explicou Helio.

No período da tarde, os trabalhos ocorreram na regional do INCRA, onde estiveram presentes o superintendente da instituição, Nilton Bezzera Guedes, a deputada estadual, Luciana Rafagnin (PT), o prefeito do município de Chopinzinho, Leomar Bonzani, e o presidente do legislativo, vereador Amarildo Secco, além dos militantes do MAB.

No encontro, foram discutidas questões referentes a assentamentos e reassentamentos ameaçados pela construção de barragens e a questão da regularização fundiária no estado, além do apoio do INCRA à Política Nacional de Direitos das Populações Atingidas, projeto que pretende criar um marco legal que garanta os direitos dos atingidos.

Outros pontos importantes da audiência foram o programa Minha Casa Minha Vida no meio rural para famílias atingidas por barragens e o programa de agroindústrias (Terra Forte) e de infra-estrutura das comunidades de Chopinzinho, Candói, Turvo, Rio Bonito do Igaçu, Clevelandia e Honório Serpa.

“Conseguimos avançar em pontos importantes, o INCRA se comprometeu a dar os encaminhamentos necessários para vários pontos concretos que são de grande importância, como questões de acesso, infra-estrutura, abastecimento de água, habitação e a política de direitos dos atingidos” concluiu Nívea Diógenes, da coordenação do MAB.

Também acompanharam as audiências representantes dos deputados estaduais do PT, Tadeu Veneri e Professor Lemos.

Dentre as prioridades do movimento no estado do Paraná em curto prazo está a articulação de mais de 200 atingidos para participarem do encontro Nacional que ocorrerá em junho na cidade São Paulo.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro