MAB inaugura mais uma unidade de produção agroecológica em Minas Gerais

Na tarde de segunda-feira, 8 de abril, cerca de 50 atingidos por barragens participaram do ato político de inauguração de mais uma unidade de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS) […]

Na tarde de segunda-feira, 8 de abril, cerca de 50 atingidos por barragens participaram do ato político de inauguração de mais uma unidade de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS) na colonização Caraíbas, município de Nova Porteirinha, Minas Gerais. 800 unidades estão sendo construídas em áreas organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em todo o Brasil.

O PAIS consiste em uma horta circular com um galinheiro no centro e um pomar no entorno deste sistema. Com o PAIS as famílias produzem hNa tarde de segunda-feira, 8 de abril, cerca de 50 atingidos por barragens participaram do ato político de inauguração de mais uma unidade de produção agroecológica integrada e sustentável (PAIS) na colonização Caraíbas, município de Nova Porteirinha, Minas Gerais. 800 unidades estão sendo construídas em áreas organizadas pelo Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) em todo o Brasil.ortaliças, frangos e frutas sem utilização de agrotóxicos e adubos químicos. A irrigação é feita por gotejamento, que propicia a utilização da água de forma econômica e eficiente, uma alternativa compatível para regiões do semiárido.

Durante a inauguração, o militante Carlinhos apresentou como funciona o PAIS e falou sobre sua importância para manter viva a agricultura familiar, responsável pela maior parte da alimentação do povo brasileiro.

Mateus Alves, também militante do MAB na região lembrou que só foi possível ver este sonho hoje realizado através de muita organização e luta dos ameaçados pela barragem de Bico da Pedra, unidos com os milhares de atingidos de todo Brasil. E que esta conquista contribuirá na segurança alimentar das famílias e na geração de renda, “O PAIS resgata o trabalho coletivo como princípio para a produção camponesa, além de dar visibilidade ao trabalho das mulheres”, afirmou Mateus.

O evento contou com a participação do secretario de agricultura de Nova Porteirinha, João Ronaldo, que reafirmou a parceria entre o MAB e a prefeitura.

A capacitação de agricultores e a multiplicação das unidades do PAIS é mais uma conquista da luta dos atingidos por barragens que resultou na parceria entre o MAB e a Fundação Banco do Brasil (FBB). Em Minas Gerais estão sendo implantadas 175 unidades, sendo 15 no Distrito irrigado do Gorutuba, proporcionando melhoria de vida para os atingidos pela Barragem de Bico da Pedra.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro