Famílias definem prioridades para acampamento no PA

As famílias da ocupação urbana Acampamento Novo Horizonte, na cidade de Brasil Novo (Pará) reuniram-se hoje (12) para estabelecer prioridades para fortalecer a luta e conquistar o direito à moradia. […]

As famílias da ocupação urbana Acampamento Novo Horizonte, na cidade de Brasil Novo (Pará) reuniram-se hoje (12) para estabelecer prioridades para fortalecer a luta e conquistar o direito à moradia. Os acampados querem agilidade na liberação da área, um terreno ocioso que foi ocupado no dia 6 de janeiro deste ano.

Elas reivindicam a urbanização do espaço com abertura de ruas, serviços de água, luz, saneamento básico e outras políticas públicas. Os acampados exigem da Prefeitura Municipal a assistência social ao Acampamento, em especial às 48 crianças moradoras no local. E responsabilizam a Norte Energia, dona de Belo Monte, pela situação por que estão passando.

Os acampados decidiram, ainda, buscar os meios de subsistência das famílias, através de trabalhos fora e de projetos coletivos no Acampamento. Uma das ideias é fazer horta comunitária.

Sandra, uma das acampadas e membro do Movimento dos Atingidos por Barragens, disse que “Belo Monte está sendo construída, os operários estão explorados, nós estamos sem luz. Os aluguéis em Brasil Novo passaram de 100 para 400 reais,e isso é por causa da barragem. Somos atingidos, por isso estamos no Movimento”, concluiu.

Os acampados reunidos ainda se solidarizaram com os operários de barragem que estão sendo perseguidos por lutar por seus direitos. E marcaram um encontro no dia 29 de abril com a Defensoria Pública regional, que vem acompanhando as famílias. 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro