MAB organiza seminário para discutir complexo hidrelétrico Garabi e Panambi

Mais de 1000 pessoas participaram nesta quinta-feira (11), na cidade gaúcha de Porto Mauá, de um seminário para discutir as barragens do complexo hidrelétrico Garabi e Panambi. A atividade foi […]

Mais de 1000 pessoas participaram nesta quinta-feira (11), na cidade gaúcha de Porto Mauá, de um seminário para discutir as barragens do complexo hidrelétrico Garabi e Panambi. A atividade foi organizada pelo Movimento de Atingidos por Barragens (MAB), Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Diocese de Santo Ângelo, com apoio da Prefeitura Municipal de Porto Mauá.

Os participantes, vindos de mais de 14 municípios da região, debateram sobre a proposta dos governos argentino e brasileiro de construir as barragens binacionais de Panambi e Garabi, previstas para a fronteira entre os dois países, sob o rio Uruguai. Gilberto Cervinski, da coordenação nacional do MAB e o professor Domingos Villela Júnior, da Fundação Educacional Machado de Assis destacaram os impactos sociais e ambientais da construção de grandes barragens, além de alertarem sobre os reais interessados na construção da obra e de seus lucros.

Para o coordenador do MAB, a propaganda de geração de empregos com a construção das barragens é uma ilusão aos moradores locais, pois são empregos temporários e milhares de trabalhadores ficarão desempregados depois da conclusão da obra. Ele argumentou também, entre outros questões, que os valores que ficarão na região em virtude dos royaties não suprirão a quantidade de dinheiro que as áreas alagadas deixarão de produzir.

Depois da apresentação dos representantes da mesa, os participantes puderam fazer sua manifestação. Entre outras coisas, os atingidos questionaram a atuação do IBAMA, que impede as famílias de derrubarem algumas arvores para o plantio e na situação construção da barragem, fecham os olhos para as milhares de árvores que serão destruídas.

 

Na parte da tarde, representantes da Eletrobrás participaram do seminário trazendo informações sobre o plano de construção das duas barragens. Além disso, também participaram da mesa Raul Aramendy, professor da Universidade de Posadas, na Argentina, representante da Secretaria Geral da Presidência e representante do Grupo de Trabalho Garabi e Panambi do governo do estado do Rio Grande do Sul.           

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro