Atingidos pelo complexo Garabi e Panambi realizam seminário por direito à informação

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Diocese de Santo Ângelo promovem na próxima quinta-feira, 11 de abril, em Porto Mauá […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Diocese de Santo Ângelo promovem na próxima quinta-feira, 11 de abril, em Porto Mauá (RS), o seminário com informações da Eletrobrás sobre o plano de construção das barragens binacionais de Garabi e Panambi, planejadas no trecho internacional do Rio Uruguai. O início do evento está previsto para às 10 horas, no Pavilhão da Festa dos Navegantes.

A atividade contará com a participação de representantes da Eletrobrás, do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, autoridades locais, regionais, representantes de entidades e movimentos sociais e, principalmente, da população ameaçada pela construção das barragens. O objetivo do evento é proporcionar aos atingidos um espaço de debate e questionamentos com a empresa estatal brasileira responsável pela construção das obras, além de fortalecer a luta pela criação de uma política nacional de direitos das populações atingidas por barragens.

Segundo Neudicléia de Oliveira, da coordenação do MAB, até o momento as famílias que serão atingidas não tiveram nenhum contato com os órgãos responsáveis pelo empreendimento.  “Os moradores das comunidades dificilmente têm acesso às informações oficiais dos projetos, por isso nós do movimento junto com as igrejas estamos buscando contribuir no processo de informação, organização e resistência dessas famílias em relação à construção das obras.”

 

Serviço:

O que: Seminário: informações da Eletrobrás sobre o plano de construção das barragens binacionais de Garabi e Panambi 

Quando: Quinta-feira, 11 de abril. 

Onde: Pavilhão da Festa dos Navegantes, Porto Mauá (RS).

Contato: 54-9926-7719 (Neudicléia)

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro