Atingidos por barragens marcham por direitos no Ceará

Mais de mil atingidos por barragens saíram em marcha pelas ruas da cidade de Jaguaribara (CE) na manhã de hoje (06/06) em direção ao muro da barragem do Castanhão. A […]

Mais de mil atingidos por barragens saíram em marcha pelas ruas da cidade de Jaguaribara (CE) na manhã de hoje (06/06) em direção ao muro da barragem do Castanhão. A marcha acontece após a assembleia popular realizada ontem e tem o intuito de chamar a atenção da sociedade para a questão da seca que assola diversos municípios atingidos por barragens na região e para tornar público a falta de políticas de acesso a água.

O estado do Ceará tem uma grande capacidade hídrica, na região do baixo e médio Jaguaribe estão situados os maiores reservatórios do estado. No entanto, o povo está vivendo uma difícil situação com a falta de água. “Nesse sentido estaremos mobilizados para cobrar das autoridades os nossos direitos e mostrar para quê e para quem está servindo a água da barragem do Castanhão”, afirmou Tatiane Paulino, da coordenação do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB).

As barragens são construídas com o discurso de matar a sede da população e que irão desenvolver a região. O que se vê são comunidades próximas às margens da barragem sofrendo com a falta de água. Segundo o MAB, esta situação de falta de abastecimento poderia ser resolvida com algumas medidas emergenciais e estruturantes para as comunidades e reassentamentos.

Na assembleia alguns pontos debatidos foram assegurados, tais como: que o MAB vai apresentar a demanda das necessidades de abastecimento de água por carros pipas; perfuração, recuperação e instalação de poços profundos; continuidade na construção das adutoras paralisadas; liberação de projetos de abastecimento de água simplificados; 200 relógios hora sazonal; 100 barragens subterrâneas.

A mobilização no Ceará é parte de uma jornada de lutas que o MAB está realizando em diversos estados brasileiros neste 5 e 6 de junho, para pressionar pelos direitos dos atingidos e para defender os bens naturais.

 

Contato: (88) 9601.3376

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro