Atingidos por barragens e castigados pela seca se mobilizam

No Ceará, o MAB realiza um ato público nessa manhã (5) no município de Jaguaribara. Aproximadamente 1.500 pessoas estão presentes na quadra olímpica da cidade para cobrar solução das reivindicações […]

No Ceará, o MAB realiza um ato público nessa manhã (5) no município de Jaguaribara. Aproximadamente 1.500 pessoas estão presentes na quadra olímpica da cidade para cobrar solução das reivindicações históricas do MAB e medidas consistentes para enfrentar a fome e a sede que destrói a vida e a economia do estado do Ceará.

As principais reivindicações das famílias são a construção de adutoras para abastecimento de água nas bacias hidrográficas do Rio Jaguaribe e outras bacias, ampliação das áreas produtivas dos assentamentos e reassentamentos, além de reassentamento das 850 familias caastradas pelo INCRA atingidas pelas barragens do Castanhão, Maciço de Baturité e Figueiredo.

Além disso, as famílias demandam medidas emergenciais, como uma verba de manutenção para as áreas de assentamentos, reassentamentos e comunidades de atingidos; um salário mínimo para as famílias até que possam produzir e aumentar o número de carros-pipa para o abastecimento de água.

A atividade é uma entre os vários atos públicos que ocorrem nessa terça-feira (5) em várias regiões do Brasil devido ao Dia Mundial do Meio Ambiente e como forma de cobrar do governo brasileiro o cumprimento do acordo entre o Movimento e a Presidência da República na Jornada de Luta de março.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro