MAB realiza ações no Norte de Minas nesta terça

No dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará em todo Brasil ações em defesa dos povos atingidos, do meio ambiente […]

No dia 05 de Junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará em todo Brasil ações em defesa dos povos atingidos, do meio ambiente e contra a mercantilização da vida e da natureza.

No norte de Minas Gerais os atos irão ocorrer nos município de Montes Claros, Nova Porteirinha e Jequitai. O objetivo das atividades é dialogar com a sociedade sobre a violação dos direitos humanos e sobre os crimes ambientais cometidos por empresas construtoras de barragens, mineradoras e de plantio de eucalipto no norte de Minas.

As denúncias serão pautadas pelo MAB durante a Cúpula dos Povos (evento de debate político ambiental paralelo a Rio+20 organizado pelos movimentos sociais). O momento também será de reivindicar uma reunião com o Ministério da Integração, já que as obras realizadas por esse ministério vêm contribuindo para aumentar a dívida socioambiental histórica do estado com os atingidos e a população em geral.

O Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (CDDPH) reconhece a existência de um padrão de violações dos direitos humanos na construção de barragens, causados principalmente pela precariedade e insuficiência dos estudos ambientais realizados pelos governos federal e estaduais, e pela definição restritiva e limitada do conceito de atingido adotados pelas empresas.

Um conjunto de 16 direitos humanos são sistematicamente violados, dentre deles: direito à informação e à participação, à liberdade de reunião, associação e expressão, direito ao trabalho e a um padrão digno de vida, direito à moradia adequada, direito à educação, direito a um ambiente saudável e à saúde, direito à melhoria contínua das condições de vida, direito à plena reparação das perdas, direito às práticas e aos modos de vida tradicionais, assim como ao acesso e preservação de bens culturais, materiais e imateriais, direito de proteção à família e a laços de solidariedade social ou comunitária.

Segundo Moisés Borges, da coordenação nacional do MAB, o meio ambiente sofre com a perda da biodiversidade, de área de terra fértil, e extinção de várias espécies de plantas e animais. “Além do mais as populações atingidas pelas barragens se tornam sem terras, pois não recebem qualquer indenização justa ou reassentamento. Ele já somam mais de um milhão e meio de pessoas nesta situação”.

Em seus 21 anos de luta em defesa dos direitos das populações atingidas e por uma política pública que garanta o uso da água para todos e todas, o MAB denuncia as violações cometidas na região do Norte de Minas e a tentativa dos fazendeiros e empresariado local de privatizar a água para benefício próprio ou de outros empreendimentos criminosos que vêm chegando à região como as mineradoras.

“O MAB continuará a lutar contra as barragens e qualquer outro empreendimento que utilize do discurso desenvolvimentista para violar direitos, grilar terras, destruir a natureza e entregar nossas riquezas para países do exterior. Queremos sim um desenvolvimento regional, que estimule a agricultura familiar, nossa cultura geraizera, revitalize nossos Rios. Onde a riqueza de nossa região seja usufruída por nosso povo e não por meia dúzia de empresários”, conclui Moisés Borges.

Contatos: Moises Borges: (38) 9153-3930 e (38) 9951-3266

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro