Atingidos por Aimorés denunciam violação dos diretos humanos

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou nesta terça-feira (05/06) uma reunião aberta ao público na cidade de Aimorés (MG), com o objetivo de discutir junto à sociedade a […]

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizou nesta terça-feira (05/06) uma reunião aberta ao público na cidade de Aimorés (MG), com o objetivo de discutir junto à sociedade a violação dos diretos humanos na construção da hidrelétrica de Aimorés.

A atividade contou com cerca de 300 atingidos e com a presença de órgãos públicos e autoridades do município. Segundo o padre Elias Piet Mous, “tentam nos convencer que tudo isso é em nome do progresso, mas o que resta ao povo é apenas o pó expelido pelo trem que trafega em nossa região”. “Perdemos nosso rio e já não podemos mais desfrutar de suas belezas. O que se vê é que somente alguns usufruem dos benefícios e a maioria sofre com as consequências do tal progresso”, concluiu.

Posteriormente à reunião pública, os atingidos fizeram uma marcha pela cidade onde denunciaram a exploração que estão sofrendo pelo consórcio Vale e Cemig. Os atingidos fizeram denúncias em frente ao escritório do consórcio e lembraram o período de chegada da obra na cidade. Sônia Regina Vieira da Silva, atingida na cidade de Itueta, denunciou: “Eu tinha um restaurante, servia comida aos operários, mas meu restaurante foi interditado durante muito tempo, e quando construíram a Nova Itueta trouxeram minhas coisas do restaurante e colocaram em um galpão e não fizeram até hoje um ponto de comercio para poder voltar a fazer o que eu sei, o consórcio tirou meu modo de trabalho e minha esperança de vida”. 

A UHE Aimorés está construída sob o Rio Doce, cuja bacia atualmente tem cerca de 116 projetos em andamento que atingirão cerca de 2.000 famílias. Segundo o relatório aprovado pelo Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, a barragem de Aimorés violou 11 direitos humanos, sendo um deles o direito à reparação por perdas passadas na construção da barragem.

A desapropriação e seus impactos

Na área urbana de Resplendor foram desapropriados cerca de 247 domicílios (total de 830 pessoas residentes) e 52 estabelecimentos comerciais e de serviços. Das 70 propriedades rurais da área diretamente afetadas pelo lago, 48 localizavam-se na margem esquerda do rio Doce e 22 na margem direita, sendo 15 do município de Aimorés, 32 de Itueta e 23 de Resplendor.

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro