“Nós o reconhecemos como articulador político das pessoas atingidas”, afirma Dom Irineu e demais organizações catarinenses, referindo-se ao MAB

Os atingidos pela barragem de Garibaldi, que está sendo construída sobre o rio Canoas, em Santa Catariana, receberam nesta semana manifestação de apoio de diversas organizações e personalidades, entre elas […]

Os atingidos pela barragem de Garibaldi, que está sendo construída sobre o rio Canoas, em Santa Catariana, receberam nesta semana manifestação de apoio de diversas organizações e personalidades, entre elas o bispo da Diocese de Lages, Dom Irineu Andreassa.

Dom Irineu, o Centro de Direitos Humanos e Cidadania “Ir. Jandira Bettoni”, representando o Movimento Nacional de Direitos Humanos – MNDH-SC, e Fórum Catarinense pelo fim da violência e da exploração sexual infanto-juvenil enviaram um manifesto, endereçado à presidenta Dilma Rouseff e ao Ministro Chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho.

Segundo o manifesto, “a barragem de Garibaldi iniciou as obras e permanece equivocada quando ao processo de transposição e reassentamento dos atingidos, o que nos leva a reivindicar junto à Presidência da República e ao Ministério de Minas e Energia, uma decisão imediata em relação ao caso, pois não há mais tempo a perder”.

O documento reconhece também a luta e organização do MAB: “Nós o reconhecemos como articulador político das pessoas atingidas, tendo um papel importante neste contexto, para que política e socialmente possam ser assegurados os Direitos Humanos, sua proteção, seu resgate, sua promoção e veemente defesa, juntamente com entidades e instituições que têm a mesma missão, ou seja, garantia de políticas públicas eficientes e eficazes”. Os militantes do Movimento que estão mobilizados em Brasília, protocolaram o manifesto no gabinete da presidenta e do Ministro.

A barragem também tem sido um foco de sucessivas greves e revoltas de operários em função da extrema exploração a que são submetidos pela empresa. Nesta semana os atingidos pela barragem realizaram uma manifestação reivindicando os direitos das famílias, que desde o início da construção da obra tem sido negados por parte da empresa Triunfo, responsável pela construção da hidrelétrica.

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro