MAB realiza marcha contra Belo Monte, em Altamira

Centenas de pessoas marcham nesta manhã (14/03) pelas ruas de Altamira protestando contra a construção da barragem de Belo Monte e reivindicando o direito dos atingidos. A ação faz parte […]

Centenas de pessoas marcham nesta manhã (14/03) pelas ruas de Altamira protestando contra a construção da barragem de Belo Monte e reivindicando o direito dos atingidos. A ação faz parte da jornada nacional de lutas do MAB, que marca o Dia Internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida, celebrado mundialmente em 14 de março.

A marcha partiu do Fórum municipal, passará pela sede da distribuidora de energia, a Celpa, pelo Ministério Público e terminará em frente à sede da Norte Energia, consórcio responsável pela construção de Belo Monte. Os militantes do MAB denunciam que um forte aparato policial está montado para intimidar a manifestação, no entanto a população está confiante e a marcha segue aumentando seu número de participantes.

Em Altamira, militantes do MAB de Tucuruí, Itaituba, Marabá e também de Altamira estão mobilizados desde ontem fazendo panfletagens nos bairros e comunidades da cidade, alertando para os riscos da barragem e a importância da luta para a garantia dos direitos dos atingidos.

Recentemente foi divulgada uma pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), cuja conclusão é a de que o número de moradores de Altamira que serão impactados diretamente pela inundação do lago da usina hidrelétrica de Belo Monte poderá ser 55% maior que o registrado nos estudos de impactos ambientais do projeto. O levantamento aponta que o total de pessoas atingidas será de 25,4 mil moradores, e não de 16,4 mil, conforme previsão registrada no relatório de impactos ambientais do projeto.

A jornada nacional de lutas do MAB iniciou ontem em diversas capitais brasileiras, com foco nas empresas estatais do setor elétrico. As mobilizações continuam hoje e em todas elas, os militantes pedem o cancelamento da barragem. “Belo Monte é um caso nacional e internacional. Temos que expor para o mundo nossa discordância com relação à construção dessa barragem. A luta contra Belo Monte é uma das nossas pautas prioritárias nesta jornada”, disse Rogério Hohn, da coordenação do MAB.

Contato de imprensa

Cleidiane: (93) 9117.4649

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro