MAB ocupa canteiro de obras da barragem de Garibaldi, em SC

Cerca de 500 atingidos pela barragem de Garibaldi ocuparam nesta madrugada (13/03) o canteiro de obras da hidrelétrica, de propriedade da empresa Truinfo. O objetivo da ação é cobrar os […]

Cerca de 500 atingidos pela barragem de Garibaldi ocuparam nesta madrugada (13/03) o canteiro de obras da hidrelétrica, de propriedade da empresa Truinfo. O objetivo da ação é cobrar os direitos dos atingidos, que estão sendo sistematicamente negados pela empresa, e prestar solidariedade aos trabalhadores da obra que também protestam por melhores salários e condições de trabalho.

Há mais de um ano os atingidos por barragens da região vem reivindicando seus direitos e em muitos casos, as famílias sequer são reconhecidas como impactadas pela barragem. Segundo o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), até agora a empresa se nega em avançar nas negociações com as famílias.

A empresa tem causado um grande descontentamento na região atingida pela barragem e entre os trabalhadores. Na última quinta-feira, dia 8 de março, centenas de trabalhadores da usina atearam fogo nos alojamentos do canteiro de obras em protesto às péssimas condições de trabalho e baixos salários.

A barragem da empresa Triunfo deverá custar cerca de R$ 780 milhões e atinge os municípios de Adbon Batista (onde fica o canteiro de obras), Cerro Negro, Vargem, Campo Belo do Sul e São José do Cerrito, alagando 1.864 hectares de terra fértil e expulsando aproximadamente mil famílias. As empresas donas da barragem terão o direito de explorar a produção de energia pelo prazo de 30 anos.

A ação na barragem de Garibaldi faz parte da jornada nacional de lutas do MAB, em comemoração ao 14 de março, Dia internacional de luta contra as barragens.

Mais informações: http://www.mabnacional.org.br/?q=category/tema/14-mar

Assessoria de Imprensa: (54) 3522 1857

Porta-vozes: (49) 8815 6301 e (49) 8877 0577

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro