Atingidos protestam na barragem de Tucuruí, no Pará

Ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas Cerca de 500 manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram nesta manhã (12/03) uma marcha rumo a Usina Hidrelétrica de […]

Ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas

Cerca de 500 manifestantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizaram nesta manhã (12/03) uma marcha rumo a Usina Hidrelétrica de Tucuruí, na cidade paraense de mesmo nome. Os atingidos reivindicam da empresa Eletronorte os direitos que tem sido negados pela estatal a mais de 25 anos.

Segundo Euvanice Furtado, da coordenação do MAB, os atingidos mais uma vez estão mobilizados para garantir os direitos das famílias. “Queremos um plano de recuperação e desenvolvimento dos municípios atingidos pela barragem, através da criação de um fundo específico, a implementação do programa Luz para Todos pra 15 mil famílias atingidas pela usina, reassentamentos urbanos e programas de educação e formação. Faz mais de 25 anos que a Eletronorte lucra milhões e nós ainda continuamos miseráveis, inclusive sem acesso à luz”, desabafou a coordenadora.

Em 2010 o Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, aprovou um relatório que descreve as sucessivas violações de direitos humanos a quem vem sendo submetidos os atingidos por barragens no Brasil, uma das hidrelétricas visitadas pela Comissão foi a de Tucuruí.

A mobilização na barragem faz parte da Jornada Nacional de Lutas que comemora o 14 de Março, Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida. O MAB prepara ações para diversos estados e regiões nesta semana.

Contato: (94) 9198.9157

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro