Atingidos por barragens protestam na sede da Eletronorte em Brasília

Centenas de atingidos por barragens de vários estados brasileiros protestam em frente à sede da Eletronorte em Brasília na manhã desta terça-feira (13). A ação faz parte da Jornada Nacional […]

Centenas de atingidos por barragens de vários estados brasileiros protestam em frente à sede da Eletronorte em Brasília na manhã desta terça-feira (13). A ação faz parte da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), que acontece em todo o Brasil.

O objetivo da atividade é denunciar a dívida do Estado brasileiro com os atingidos por barragens e cobrar uma resposta. Nos últimos 30 anos, o Movimento calcula que mais de 1 milhão de pessoas tiveram suas vidas transformadas devido à construção de barragens e 70% delas não receberam quaisquer tipos de compensação.

O MAB pauta a necessidade da criação de um órgão voltado especificamente para efetivar os direitos dos atingidos por barragens, com aporte de recursos que permita ao Estado o pagamento da dívida histórica com a população atingida.

“O Estado brasileiro planeja as hidrelétricas, concede as licenças ambientais, libera financiamentos públicos para construir as obras. Porém, até hoje o Estado não tem uma política de tratamento às populações atingidas”, afirma Joceli Andrioli, da Coordenação Nacional do MAB.

Outra pauta do Movimento diz respeito à renovação das concessões do setor elétrico que estão para vencer até 2015. Em uma luta conjunta com os eletricitários, o MAB se coloca a favor da renovação, pois boa parte desses recursos – que incluem geração, transmissão e distribuição, em um negócio que chega a representar R$ 30 bilhões por ano – estão nas mãos de empresas estatais e correm o risco de serem privatizados se forem feitos os leilões. Para a Coordenação Nacional do MAB, a participação dos sindicatos de eletricitários e engenheiros na defesa dos direitos dos trabalhadores e na luta contra a privatização da energia no Brasil tem sido muito importante.

Com a ação na Eletronorte, o MAB reforça a denúncia e a posição contrária à usina hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, na Amazônia brasileira.

MAB cobra audiência com o governo

O Movimento dos Atingidos por Barragens já encaminhou solicitação de audiência com o governo federal para apresentação e debate de sua pauta de reivindicações.

Na quarta-feira (14), o MAB fará um ato político na Câmara dos Deputados para denunciar as violações de direitos praticadas pelas empresas do setor energético, defender a renovação das concessões e lançar uma Frente Parlamentar em Defesa dos Atingidos por Barragens. A atividade ocorre das 9h às 12h, no auditório Nereu Ramos, localizado no anexo II da Câmara dos Deputados em Brasília.

 

 

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro