Atingidos por barragens preparam mobilizações no RJ

Centenas de atingidos e atingidas por barragens estarão mobilizados na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 15 de março, para reivindicar seus direitos, denunciar o atual […]

Centenas de atingidos e atingidas por barragens estarão mobilizados na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 13 e 15 de março, para reivindicar seus direitos, denunciar o atual modelo energético e apoiar a luta dos trabalhadores do setor elétrico. A mobilização é parte da Jornada Nacional de Lutas do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) que comemora o 14 de Março, Dia internacional de luta contra as barragens, pelos rios, pela água e pela vida.

Para o MAB, o modelo energético brasileiro, pautado na produção de energia através da construção de grandes barragens, tem causado imensuráveis prejuízos sociais e ambientais para as populações atingidas e a toda a classe trabalhadora. “O Estado brasileiro planeja as hidrelétricas, concede as licenças ambientais, libera financiamentos públicos para construir as obras. Porém, até hoje o Estado não tem uma política de tratamento às populações atingidas”, afirma Joceli Andrioli, da coordenação nacional do movimento.

Como parte das mobilizações no Rio de Janeiro os movimentos que compõem a Plataforma Operária e Camponesa da Energia farão o lançamento da campanha “Todos pela Energia”, na terça-feira (13), a partir das 18 horas, na Câmara Municipal. Com a campanha, o MAB, o MST, a Federação Única dos Petroleiros (FUP), a CUT e a Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), entre outros, defendem a renovação das concessões do setor elétrico e se colocam contra a privatização da energia.

Entre outras atividades, para o dia 14 está previsto um ato unificado entre os trabalhadores do setor da energia e diversas organizações do campo e da cidade. O ato unificado será às 15 horas, na Igreja da Candelária e o objetivo é reivindicar o cancelamento de novos leilões do petróleo e a efetivação do Fundo Social do Pré-Sal.

Assessoria de comunicação:

Thiago Alves (21)
/* Style Definitions */
table.MsoNormalTable
{mso-style-name:”Tabela normal”;
mso-tstyle-rowband-size:0;
mso-tstyle-colband-size:0;
mso-style-noshow:yes;
mso-style-priority:99;
mso-style-qformat:yes;
mso-style-parent:””;
mso-padding-alt:0cm 5.4pt 0cm 5.4pt;
mso-para-margin-top:0cm;
mso-para-margin-right:0cm;
mso-para-margin-bottom:10.0pt;
mso-para-margin-left:0cm;
line-height:115%;
mso-pagination:widow-orphan;
font-size:11.0pt;
font-family:”Calibri”,”sans-serif”;
mso-ascii-font-family:Calibri;
mso-ascii-theme-font:minor-latin;
mso-fareast-font-family:”Times New Roman”;
mso-fareast-theme-font:minor-fareast;
mso-hansi-font-family:Calibri;
mso-hansi-theme-font:minor-latin;
mso-bidi-font-family:”Times New Roman”;
mso-bidi-theme-font:minor-bidi;}
8180-8883

Conteúdos relacionados
| Publicado 21/12/2023 por Coletivo de Comunicação MAB PI

Desenvolvimento para quem? Piauí, um território atingido pela ganância do capital

Coletivo de comunicação Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) no Piauí, assina artigo sobre a implementação de grandes empreendimentos que visam somente o lucro no território nordestino brasileiro